10% OFF

Goa Setecentista - O Fim de Uma Era Dourada

O contributo de um Arcebispo polémico

by José Maria Mendes
Publisher: Chiado Books, December of 2016 ‧
22,00€
10% OFF CARD
free shipping
Sell ​​your book
A chegada até à India tornou-se o objectivo fundamental da política expansionista de D. João II. Foi, efectivamente, no decorrer do seu reinado que se reuniram as condições para que tal objectivo se concretizasse. Estamos a falar da missão de Pero da Covilhã e de Afonso de Paiva e das viagens de Diogo Cão e Bartolomeu Dias que abriram as portas do Indico.
Chegados à India, os Portugueses conseguiram criar um Estado florescente tendo Goa como capital, Goa que se converteu no centro difusor da sua cultura e da religião cristã por todo o Oriente. D. Inácio de Santa Teresa, arcebispo de Goa de 1721 a 1740, foi, sem dúvida, uma das mais influentes e controversas figuras da Igreja Portuguesa do seu tempo.

A sua escolha para tema da tese que serve de base a esta obra teve duas motivações fundamentais: Uma delas consistiu no aprofundamento do discurso e do significado de atitudes que assumiu em textos e intervenções polémicas, pastorais e determinações; a outra focou-se na sua intervenção nas reformas ocorridas, procurando interpretá-la no contexto e em função das complexas tensões presentes, sobretudo, durante a sua permanência em Goa.

D. Inácio de Santa Teresa foi, sem dúvida, um homem que se distinguiu na vivência de uma época marcada por conflitos de toda a natureza, envolvendo tanto a sociedade civil como a religiosa. Para perceber os fenómenos que ocorreram procurou fazer-se a caracterização da época em que os mesmos se desenrolaram, particularmente, o seu contexto político, económico e religioso.
Cremos estar perante uma relevante contribuição para o estudo da história de Goa, nos seus variados aspectos.

Goa Setecentista - O Fim de Uma Era Dourada

O contributo de um Arcebispo polémico

by José Maria Mendes

Property Description
ISBN: 9789895188796
Publisher: Chiado Books
Release Date: December of 2016
Language: Portuguese
Dimensions: 157 x 238 x 35 mm
Cover: Softcover
Pages: 478
Format: Book
Collection: Compendium
Categories: Books in Portuguese > History > History of Portugal
EAN: 9789895188796

ABOUT THE AUTHOR

José Maria Mendes

Nasceu em Figueiró da Serra, concelho de Gouveia, em 1936. Após uma vida profissional intensa, ingressou, já em 2006, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde, três anos depois, obteve a licenciatura em História. Em 2012, concluiu o mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Prosseguindo os estudos na mesma área, terminou o doutoramento com distinção e louvor em Junho de 2015.
É investigador integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa e investigador associado do CPES-Centro de Pesquisa e Estudos Sociais, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
O seu primeiro trabalho publicado intitulou-se Questões jurídicas sobre os índios do Brasil (Lisboa, 2010).
Participou em vários seminários internacionais, tendo apresentado comunicações nos seguintes:
2012 – FAZENDA I, Seminário Internacional, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Comunicação intitulada O trato comercial e a Fazenda nos primórdios de S. Tomé.
2014 - FAZENDA II Seminário Internacional, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Comunicação intitulada No Oriente de Inácio de Santa Teresa: entre denúncias de acções lesivas à Fazenda e alvitres para a sua maior eficácia.
2016 – FAZENDA III, Seminário internacional, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Comunicação intitulada A marginalização da Fazenda Real de Goa pelas Congregações Religiosas.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT