10% OFF

Faz de Lã

Felting & Tricot – Dois Hobbies | Duas Paixões

by Fátima da Haan
Publisher: Chiado Books, September of 2017 ‧
15,00€
10% OFF CARD
O felting é um trabalho artesanal, feitos em lã de ovelha, alpaca ou outro, podendo ser incluídas outras fibras, dependendo do projeto que queiramos fazer. No felting não há duas peças iguais.

Resistente, confortável e quente nos dias de frio, de uma simples flor, botão até ao colar, cachecol ou luvas, sacos e malas, pantufas ou pulseiras, echarpes e chapéus, marcador ou capa de livros, cobertores e mantas de bebé, vestuário, painéis de parede ou carpetes, o mundo do felting é vasto e repleto de opções, até onde nos levar a imaginação. Simples, colorido, pode ser combinado com uma vasta gama de aplicações, desde bordados a missangas, ou pérolas. Apenas uma questão de imaginação e imensidão de diferentes produções artísticas. Com tantas aplicações e possibilidades que o felting nos proporciona não é de estranhar que, por todo o mundo haja, cada vez mais, apreciadores no fazer desta arte. As peças produzidas manualmente atingem valores comerciais altíssimos em muitas feiras de artesanato.

A popularidade desta técnica ao longo dos últimos 10 anos tem sido de tal forma que algumas escolas primárias, no Reino Unido e na Holanda, por exemplo, incluíram no seu programa, aulas de felting, envolvendo as crianças, desde cedo, na arte do design, da criatividade, da ciência e da tecnologia!

O felting é uma terapia.

A história da minha vida com o tricot é, provavelmente, igual a muitas outras. Há um antes e um depois! Começou bem cedo, pequenita, sentada num banquinho pequenino, num cantinho lá em casa, rodeada de pessoas crescidas que, assim gostavam de passar as tardes, entre chás e lãs. Assim fui crescendo, com as alterações a que a vida nos conduz, com os interregnos que o nosso fado nos dita. O meu tricot, longe de ser perfeito, era mais por intuição do que por conhecimentos técnicos que a peça chegava ao fim, com acabamentos não muito bonitos e eu desolada.

E assim o meu tricot tem um antes e um depois!

Faz de Lã

Felting & Tricot – Dois Hobbies | Duas Paixões

by Fátima da Haan

Property Description
ISBN: 9789895205226
Publisher: Chiado Books
Release Date: September of 2017
Language: Portuguese
Dimensions: 230 x 221 x 15 mm
Cover: Softcover
Pages: 148
Format: Book
Collection: Compendium
Categories: Books in Portuguese > Lifestyle & Hobbies > Crafts and Handmade Items
EAN: 9789895205226

ABOUT THE AUTHOR

Fátima da Haan

Nasci (nos anos 50) entre lãs e linhas. Nos meus primeiros anos as lãs e as linhas foram- se entrelaçando com chávenas de chá, conversa e bolos com mães, avós, familiares e amigas. Na adolescência as agulhas dormitaram nas suas caixas, não reclamando muito e aí ficaram até eu ser mãe. Para a minha filha retomei as agulhas durante alguns anos, até que as preferências e a idade dos jovens requeriam outras artes e modas. E mais uma vez as agulhas regressaram à sua caixa. Por longos anos. Até surgirem os netos e a reforma. A vontade e o gosto adormecidos tiveram um impacto tão grande que comecei por tricotar, mais ou menos, compulsivamente. A minha biblioteca de tricot e felting ganhou consistência e passou a ter lugar privilegiado na minha estante. O arquivo de agulhas e acessórios também. E as lojas de lás recomeçaram a ter um encanto muito forte e irresistível, sobre mim. Nelas me perco durante horas, aumentando substancialmente o meu o stock.

E o felting apareceu na minha vida quando comprei algumas peças num mercado de Natal em Gottingen, Alemanha, em 2005. O deslumbramento por este tipo de trabalho, as suas possibilidades e composições possíveis e variadas, começaram a ganhar corpo dentro de mim. Graças à minha amiga Mia – a quem devo a grande ajuda, paciência e ensino da técnica – aventurei-me a fazer algumas peças numa iniciação longa e com algumas interrupções. E tudo na minha vida começa assim, devagar, entranhando e deleitando-me sempre com o que faço. Gosto de sentir o prazer de viver de uma forma alegre e especialmente intensa.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT