10% OFF

Ética, Estado e Economia

Atitudes e práticas dos europeus

by Luís de Sousa
Publisher: Imprensa de Ciências Sociais, May of 2009 ‧
16,00€
10% OFF CARD
free shipping
Sell ​​your book
«A actual crise económica colocou a nu a urgência de repensar a dimensão ética do mercado e das instituições públicas. A privatização e a desregulamentação da economia, advogadas pela corrente neoliberal como solução, ainda que parcial, para a redução das estruturas de oportunidade potenciadoras da corrupção, foram mal sucedidas neste propósito acabando mesmo por gerar efeitos contrários aos desígnios iniciais. Num contexto de rápida transformação das relações entra o Estado e o mercado, a sociedade civil é por vezes, entendida como fonte de um determinado capital social positivo, consubstanciado em normas de reciprocidade e em relações sociais sedimentadas na confiança, mas também de um capital social negativa capaz de distorcer o funcionamento da economia e da política. Nesta colectânea, Luís de Sousa e os seus colaboradores abordam estes temas através de uma perspectiva teórica inovadora, apresentando arma artilhe empírica de dados originais, obtidos através do European Social Survey e de outras importantes bases de dados, respeitantes ``as atitudes e práticas dos cidadãos europeus face à moralidade económica.»
Donatella della Porta, European University Institute

Ética, Estado e Economia

Atitudes e práticas dos europeus

by Luís de Sousa

Property Description
ISBN: 9789726712381
Publisher: Imprensa de Ciências Sociais
Release Date: May of 2009
Language: Portuguese
Dimensions: 151 x 230 x 12 mm
Cover: Softcover
Pages: 206
Format: Book
Collection: Atitudes Sociais dos Portugueses
Categories: Books in Portuguese > Economics, Finance and Accounting > Economy
Books in Portuguese > Politics > Politics in General
Books in Portuguese > Faith & Religion > Morality and Ethics
EAN: 9789726712381

ABOUT THE AUTHOR

Luís de Sousa

Politólogo.
Nasceu em 1973.
Doutorou-se em Ciências Sociais e Políticas pelo Instituto Universitário Europeu de Florença em julho 2002, com uma tese intitulada Corruption: 'Assessing Ethical Standards in Political Life through Control Policies'. Em outubro do mesmo ano, foi recrutado como investigador pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE, onde atualmente desempenha funções.
De setembro de 2004 a 2005, trabalhou como investigador principal na Australian National University de Canberra no âmbito de um projeto de investigação intitulado 'The International Anti-Corruption Movement'. Desempenha também as funções de professor convidado na Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
É o fundador e coordenador responsável da primeira rede de investigação sobre agências anti-corrupção (ANCORAGE-NET) que inclui 15 agências anti-corrupção de 14 países diferentes da Europa, Oceânia, América Latina e África.
No âmbito de um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, criou recentemente o Observatório de Ética na Vida Pública a funcionar junto do CIES-ISCTE.
Foi orador convidado em várias universidades europeias e estrangeiras. Tem várias publicações, projetos de investigação e consultoria para organizações nacionais e internacionais sobre corrupção, políticas de controlo à corrupção e financiamento político.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

BY THE AUTHOR