Elvas - das Invasões Francesas às Guerras Liberais

by Teresa Fidalgo Fonseca
Publisher: Edições Colibri, October of 2016 ‧
12,00€
OUT OF STOCK OR NOT AVAILABLE
Sell ​​your book
Dentro e em redor do impressionante e silencioso complexo amuralhado elvense, pulsou, ao longo da sua história multissecular, uma sociedade cheia de vida, de cor, de sonoridades e de linguagens diversas. Este livro procura efetuar a recuperação possível do quotidiano de Elvas e do seu termo no período, particularmente agitado mas recheado de acontecimentos, de tensões sociais e de paixões políticas, que medeia entre a retirada dos Franceses, em 1808 e a proclamação da vitória liberal, em 1834, após a assinatura da Convenção de Évoramonte.
Aborda ainda o impacto socioeconómico da significativa presença dos militares, naquela que era uma das mais importantes praças-fortes do reino. E analisa a sua especificidade enquanto terra de uma movimentada fronteira, por onde transitaram, nos dois sentidos, não só os tradicionais negociantes, almocreves, contrabandistas, salteadores, criminosos fugidos à justiça, residentes nas terras raianas ou forasteiros, mas outros viajantes habituais em períodos conturbados, como contingentes militares, espiões, desertores, guerrilheiros e perseguidos políticos.
* * * Fortemente condicionada pela localização fronteiriça, Elvas foi adaptando o seu quotidiano aos conflitos militares que, embora com intensidade e duração variáveis, a atingiam frequentemente. Por esse facto, não nos deve surpreender a elevada densidade populacional e o relativo dinamismo económico que apresenta em 1810 e nos anos subsequentes, quando os últimos invasores gauleses mal haviam deixado o reino e pouco depois de uma das mais longas ocupações sofridas por uma praça militar portuguesa. Os Franceses permaneceram na cidade entre finais de novembro de 1807 e 1 de outubro de 1808. E apesar de todo o sofrimento que lhe infligiram, pelo menos pouparam-na aos saques e destruições que assolaram Évora, Beja, Vila Viçosa e muitas outras localidades, o que ajudará a explicar a rápida recuperação.

Elvas - das Invasões Francesas às Guerras Liberais

by Teresa Fidalgo Fonseca

Property Description
ISBN: 9789896895990
Publisher: Edições Colibri
Release Date: October of 2016
Language: Portuguese
Dimensions: 160 x 230 x 11 mm
Cover: Softcover
Pages: 146
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > History > History of Portugal
EAN: 9789896895990

ABOUT THE AUTHOR

Teresa Fidalgo Fonseca

Maria Teresa Couto Pinto Rios da Fonseca é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mestre em História Cultural e Política e doutora em História das Ideias Políticas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É autora de 11 livros no âmbito da História Moderna e Contemporânea e de várias dezenas de artigos nas mesmas áreas, publicados em revistas municipais e académicas, nacionais e estrangeiras. Publicou ainda dois livros de divulgação histórica para crianças e jovens. Foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É professora do Ensino Secundário aposentada.

(see more)

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT