10% OFF

Do Outro Lado da Bata

by Teresa Gomes Mota
Publisher: Climepsi Editores, June of 2005 ‧
9,00€
10% OFF CARD
Sell ​​your book

Uma reunião de pequenos textos que se apresentam como relatos de uma intensa vivência pessoal e, acima de tudo, de uma intensa vivência clínica por parte da autora.

A relação médico-doente vista por outro lado, pelo lado do médico mas também do humano que a qualquer instante pode despir a bata e passar ele próprio a ser o doente.

Histórias de médicos, histórias de doentes, histórias de amizade, histórias profundamente tocantes que realçam a humanidade como elemento fundamental da produção e manutenção da saúde, seja ela a do doente ou a do médico.

Um conjunto de "anotações de viagem" onde regista o seu percurso profissional e pessoal, passando de médica assumidamente "idealista" à condição de doente, o que a faz "virar para dentro". No prefácio que assina, o Prof. Daniel Serrão destaca, neste livro, uma "sensibilidade de veludo, muito bela", sentindo-se, como diz, "pulsar a alma de uma médica, que sabe que a relação do médico com a pessoa doente é uma relação entre iguais, no plano afectivo e de comunicação". "ofertas" ou "Histórias da Maria" são alguns dos relatos onde descreve " doentes especiais", reflectindo também sobre a comunicação ideal entre o médico e o seu doente, sobre os novos desafios da formação médica, desvendando os sucessos e as frustrações de um prática clínica interrompida pelo burnout e pela doença. Um livro que lhe serve de "instrumento de reflexão", questionando a "instituição", "os títulos" e a "carreira". Textos dedicados "a todos os profissionais de saúde que, apesar das dificuldades, continuam a luta pelos seus ideais".
in Notícias Médicas, 2005-01-12

É este o nome do livro da autoria de Teresa Gomes Mota. Trata-se de um manual que se destaca fundamentalmente a médicos, enfermeiros, técnicos de saúde e público em geral. Ao longo de 100 páginas, os leitores podem ler vários textos que se apresentam como relatos de uma intensa vivência pessoal e , acima de tudo, de uma vivência clínica por parte da autora. A relação médico-doente vista por outro lado, pelo lado do médico mas também do humano que a qualquer instante pode despir a bata e passar ele próprio a ser o doente. Histórias de médicos, de doentes, histórias de amizade, histórias profundamente tocantes que realçam a humanidade como elemento fundamental da produção e manutenção da saúde, seja ela a do doente ou a do médico. O prefácio da obra é da responsabilidade do médico especialista em Anatomia Patológica, Daniel Serrão. Os especialista nas suas linhas referiu: "Não consigo destacar nenhum dos textos, porque em todos eles se revela uma sensibilidade de veludo, muito bela, que nos apetece acariciar com mãos cuidadosas. Do outro lado da bata está uma pessoa tão lúcida e tão sensível, como só uma mulher o pode ser. Mas sendo, ainda mais, médica e mãe, essa mulher pode atingir, com uma seta de amor bem dirigida, o coração dos outros. Dos que a lerem, neste livro, seguramente".
in Semana Médica, 2005-01-13

Do Outro Lado da Bata

by Teresa Gomes Mota

Property Description
ISBN: 9789727961450
Publisher: Climepsi Editores
Release Date: June of 2005
Language: Portuguese
Dimensions: 137 x 216 x 4 mm
Cover: Softcover
Pages: 96
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Medicine > General Medicine
EAN: 9789727961450
Recommended Minimum Age: Not applicable

ABOUT THE AUTHOR

Teresa Gomes Mota

Teresa Gomes Mota nasceu em 1959, em Lisboa. É licenciada em Medicina e tem a especialidade de Cardiologia. Consultora Hospitalar de Cardiologia do Hospital de Pulido Valente até 2004 e Assistente da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa até 2007. Integra o Conselho de Administração da Fundação Portuguesa de Cardiologia. É autora de dezenas de publicações e apresentações científicas em congressos nacionais e estrangeiros. Desenvolveu e coordenou diversas campanhas de prevenção cardiovascular e de promoção da saúde, como o Garra, Educa, Passaporte Para a Vida, Campanha Educacional Para a Redução da Tensão Arterial, Consigo no Coração e Ganhar Saúde, com inclusão de milhares de pessoas.
Para além de muitos textos de carácter educativo destinados à população, publicou: "Do outro lado da bata" - Climepsi 2004; "Emagrecer. Eu consigo!" - Edições Asa II 2006 (premiado com o Gourmand World Cookbook Awards 2006 na categoria Melhor Livro de Nutrição e Saúde do Gourmand Portugal Awards). É membro de várias sociedades científicas e de filosofia.

(see more)

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT