10% OFF

Consultas Médicas - Presenciais ou à Distância?

by Miguel Oliveira da Silva
Book eBook
Publisher: Editorial Caminho, January of 2023 ‧
11,90€
10% OFF CARD
Sell ​​your book
As consultas médicas não presenciais, online (tele e videoconsultas), tendo sido uma necessidade durante alguns períodos de confinamento na pandemia SARS-CoV-2 em 2020 e 2021, colocam um conjunto de inegáveis problemas éticos que há que debater.

A privacidade do doente pode estar comprometida, até na sua própria casa por deficientes condições logísticas; a linguagem oral e mesmo visual numa consulta online nunca substitui a relação presencial possível no recato do consultório médico; a totalidade da linguagem corporal, os olhares, os silêncios entre médico e doente numa relação clínica presencial não são os mesmos através de uma consulta à distância.

É no diálogo e na plena confiança de uma relação clínica presencial e face a face entre médico e doente que se consolida uma aliança terapêutica entre ambos, na qual o médico é o amigo e o aliado do doente.

Consultas Médicas - Presenciais ou à Distância?

by Miguel Oliveira da Silva

Property Description
ISBN: 9789722131858
Publisher: Editorial Caminho
Release Date: January of 2023
Language: Portuguese
Dimensions: 137 x 213 x 4 mm
Cover: Softcover
Pages: 96
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Medicine > General Medicine
EAN: 9789722131858

ABOUT THE AUTHOR

Miguel Oliveira da Silva

Foi médico, obstetra-ginecologista no Hospital de Santa Maria (HSM) e primeiro Professor Catedrático de Ética Médica em Portugal, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Foi o primeiro Presidente eleito do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (2009-2015), Vice-Presidente eleito do Departamento de Bioética do Conselho da Europa (2018-2019), Presidente do Conselho Pedagógico da FMUL (2009-2015), Diretor Clínico do HSM (2014-2015) e recebeu a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde em 2014. Esteve desde 2005 na Consulta Pré-Natal do HSM e fez a consulta de ginecologia de adolescentes entre 2003 e 2019. Pertence ao Conselho Nacional de Ética e Deontologia da Ordem dos Médicos e ao Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Trabalha atualmente no Hospital Lusíadas, em Lisboa. É autor de dezenas de artigos e de diversos livros sobre questões de Obstetrícia, Ginecologia, Sexualidade Humana e Ética Médica.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT