10% OFF

Álvaro Cunhal e as Mulheres que Tomaram Partido

by João Céu e Silva
Publisher: Edições Asa, November of 2006 ‧
12,90€
10% OFF CARD
IN STOCK -

"Conhecer mais uma parte de Álvaro Cunhal e entender o papel fundamental das mulheres para a implantação do Partido Comunista durante o regime anterior foi o objectivo desta investigação, que sucede a Uma Longa Viagem com Álvaro Cunhal, e que reúne num mesmo volume o depoimento de 25 mulheres. Cada uma faz, ao seu modo, parte de um retrato de corpo inteiro que desejei o mais completo possível para mostrar o que foi a participação feminina na luta política entre as décadas de 40 e 70. A cada uma foi-se buscar uma faceta: a motivação para mergulhar na clandestinidade; a descoberta da injustiça; o silêncio perante a tortura; a resistência à solidão; a separação dos filhos; a inexistência de uma vida emocional, a admiração por ideias de igualdade; a alfabetização; o aprendizado da teoria política; a responsabilidade em assegurar a segurança das casas de apoio; o exílio… Cada uma destas mulheres deu um pouco de si para mostrar o que era a vida da mulher no Partido e num Portugal fechado ao mundo durante grande parte do séc. xx."

Álvaro Cunhal e as Mulheres que Tomaram Partido

by João Céu e Silva

Property Description
ISBN: 9789724149097
Publisher: Edições Asa
Release Date: November of 2006
Language: Portuguese
Dimensions: 178 x 249 x 31 mm
Cover: Softcover
Pages: 336
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Biographies
EAN: 9789724149097

ABOUT THE AUTHOR

João Céu e Silva

João Céu e Silva nasceu em Alpiarça, em 1959, e viveu no Rio de Janeiro, onde se licenciou em História. Desde 1989 que é jornalista e colaborador do Diário de Notícias.
Recebeu, em 2021, o Prémio Carreira de Jornalismo do festival literário Escritaria e publicou neste mesmo ano Uma Longa Viagem com Vasco Pulido Valente, o sétimo volume de uma série, que conta com os autores José Saramago, António Lobo Antunes, Miguel Torga, Álvaro Cunhal, Manuel Alegre e Maria Filomena Mónica.
A par da investigação literária, também se tem dedicado à histórica: O General Que Começou o 25 de Abril Dois Meses Antes dos Capitães, Álvaro Cunhal e as Mulheres que Tomaram Partido, 1961 – O Ano que Mudou Portugal, 1975 – O Ano do Furacão Revolucionário e Fátima – A Profecia Que Assusta o Vaticano.
Em 2013, recebeu o Prémio Literário Alves Redol com o romance A Sereia Muçulmana. Na ficção publicou também 28 Dias em Agosto, A Hora da Ilusão, Adeus África, Adeus Casablanca e A Segunda Vida de Fernando Pessoa. Em 2022, recebeu o Prémio Joaquim Mestre com o romance Guadiana, da Associação de Escritores do Alentejo. Ano Zero é o seu mais recente romance, galardoado com uma menção honrosa no Prémio Literário Carlos de Oliveira.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT