10% OFF

Aldeia Nova de São Bento

Memórias, estórias e gentes

by José Saúde
Publisher: Edições Colibri, December of 2021 ‧
16,00€
10% OFF CARD
IN STOCK -
free shipping
Recanto de imensas conversas, a bica, onde o pessoal da nossa aldeia recorria para encher mais uma enfusa de água ou para atestar mais uma pipa instalada num carro de animais que se protegiam debaixo de um enorme chorão ali existente, era um local deveras enternecedor. (...) Mulheres trajando com os xailes pretos, assim como outras com lenços atados à cabeça, outras com enfusas já cheias e transportadas irrepreensivelmente sobre a nuca, outras esperando, gentilmente, que chegasse a sua vez para chegarem às bicas de água, que eram duas, uma menina de pé descalço, um burro que bebia na pia localizada a meio. Enfim, pedaços de histórias que ficam aqui retratadas e que visam trazer à opinião pública um passado que merece um inexcedível respeito.

Ao ler estas deliciosas crónicas regresso de imediato à minha infância e adolescência, a um tempo de felicidade em que todos os nossos familiares e amigos estavam connosco para nos ajudar a crescer e descobrir, sem sobressaltos, o mundo e a vida. (...) Tudo hoje é diferente. O passado apenas subsiste na minha memória, nas minhas recordações. Somos as nossas memórias. Somos quem fomos. É a nossa história que nos caracteriza e define. (...) Eu e o Zé Saúde vivemos a nossa infância e juventude nas décadas de 50 e 60, conhecemos a nossa aldeia com a sua população máxima, e acompanhámos o seu progressivo decréscimo. (...) As memórias que nos são trazidas nesta obra situam-se, sobretudo, nestas duas décadas, trazem-nos personagens, profissões, modos de vida, relações sociais e formas de convívio que não voltarão mais. Há que ler atentamente para que os mais idosos recordem as suas vivências e os mais novos conheçam um pouco do que foi a vida dos seus pais e avós.

Este livro é serviço público.

Aldeia Nova de São Bento

Memórias, estórias e gentes

by José Saúde

Property Description
ISBN: 9789895661244
Publisher: Edições Colibri
Release Date: December of 2021
Language: Portuguese
Dimensions: 159 x 232 x 17 mm
Cover: Softcover
Pages: 296
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Biographies
EAN: 9789895661244

ABOUT THE AUTHOR

José Saúde

José Saúde nasceu em Aldeia Nova de São Bento no dia 23 de novembro de 1950, todavia, o seu registo oficial de nascimento reporta-se a 23 de janeiro de 1951. Desportivamente, iniciou a sua carreira futebolística no Despertar Sporting Clube e aos 16 anos ingressou no Sporting Clube de Portugal. Como jogador sénior representou o Desportivo de Beja, o FC Serpa e em 1974 foi um dos grandes impulsionadores do futebol de competição na Aldeia Nova de São Bento ao reativar a atividade no Clube Atlético Aldenovense. Iniciou-se no jornalismo com o jornal desportivo "O ÁS", em Beja, sendo, a partir de 2000, seu diretor e assumindo também o comando do pelouro desportivo da Rádio Voz da Planície durante 11 anos. A nível nacional foi colaborador do jornal "A BOLA" e no JN - Jornal de Notícias na área desportiva. Em 2006 estreou-se na TV Beja (televisão por internet), sendo responsável pela área desportiva e em agosto de 2008 integrou o Departamento Desportivo do Diário do Alentejo, órgão no qual se mantém como colaborador. Em maio de 2009 foi galardoado pela Câmara Municipal de Beja com o Diploma de Medalhas e Insígnias Municipais – Mérito Grau "Prata" – e em junho de 2015 foi distinguido com o Diploma de Sócio Honorário da Associação de Futebol de Beja.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT