Ajudá

by Jorge Ribeiro
Publisher: Calendário de Letras, October of 2013 ‧
A Fortaleza de S. João Batista D'Ájudá ficou para a história como símbolo maldito da aventura dos portugueses à volta do Mundo. Ali instalaram o maior entreposto da Escravatura, um laboratório da ignomínia.
O aparente desprezo por Ajudá parece justificado pelo medo e pela ancestral má consciência. Em 1974, a mudança de Regime em Portugal permitiu revelar e explicar a história de todas as Colónias - excepto a deste território, lançado pela vergonha ao poço do esquecimento. A situação de Ajudá atravessa, silenciosa, 500 anos de ocupação colonial pelas Quatro Partidas. Uma interpretação errada do que foi ali o primeiro sinal do fim do Império saiu cara. Custou uma guerra inútil em três frentes, despoletada precisamente no ano da queda de Ajudá.
É este o pano de fundo verídico de um romance inesquecível.

Ajudá

by Jorge Ribeiro

Property Description
ISBN: 9789728985691
Publisher: Calendário de Letras
Release Date: October of 2013
Language: Portuguese
Dimensions: 136 x 209 x 18 mm
Cover: Softcover
Pages: 197
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Romance
EAN: 9789728985691

ABOUT THE AUTHOR

Jorge Ribeiro

Jorge Ribeiro nasceu no Porto em 1949. Jornalista, começou a escrever no semanário "Actualidades", no "Norte Desportivo", e a fazer rádio nos Emissores do Norte Reunidos (1969). Na tropa obrigaram-no a ser atirador, antes de tirar a especialidade de Fotografia e Cinema. Foi mobilizado para Moçambique, como repórter de guerra. Regressou a 24 de Abril de 1974. Nos meses seguintes fez parte da equipa de Manuel Alegre na Emissora Nacional e ingressou n' "O Primeiro de Janeiro". Integrou o colectivo que protagonizou no Porto o "caso da Rádio Renascença". Estudou jornalismo em Paris e em Praga. Estagiou (agências) na EFE, em Madrid, e (diários) no Izvestia, em Moscovo. Em 1978 foi trabalhar para o "JN", onde foi chefe de redacção. Foi presidente do TEP e secretário-geral da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT