A Sabedoria Chinesa

by Ana Cristina Alves
Publisher: Casa das Letras, November of 2005 ‧

O pensamento milenar do Oriente através de textos de Confúcio, Laozi, Mâncio e Zhuangzi.

Este trabalho é uma recolha criteriosa das meditações, tantas vezes contrastantes, de grandes pensadores, como Confúcio, Laozi, Mâncio e Zhuangzi, sobre os temas mais importantes da Filosofia, uma disciplina que muitos ocidentais, movidos por estranha "inspiração", consideram apenas sua. Recusando este princípio, Ana Cristina Alves seleccionou textos de duas das principais filosofias chinesas, a Daoísta e a Confucionista. Trata-se de pensamentos sobre a Sabedoria, o Caminho, as Virtudes Morais e Naturais, o Tempo e a Morte, a Natureza e a Complementaridade, os Ritos e as Relações Sociais, a Arte de Governar e as Transgressões, temas recorrentes neste pensar ético-político do Oriente.
A Sabedoria Chinesa pretende, pois, aproximar os leitores portugueses da filosofia chinesa, bem mais metafórica e literária do que muita da que se faz no Ocidente. E porque os episódios filosóficos são imagéticos e sugestivos, entramos num modo alternativo de filosofar, que tem a vantagem de cativar os espíritos mais renitentes à filosofia ocidental, despertando-os sem dor para este património intangível comum a toda a humanidade.


"Quem se põe em bicos dos pés não se equilibra.
Quem dá grandes passadas não avança.
Quem se exibe não brilha.
Quem se afirma não sobressai.
Quem se engrandece não tem mérito.
Quem se vangloria não será chefe."

A Sabedoria Chinesa

by Ana Cristina Alves

Property Description
ISBN: 9789724616254
Publisher: Casa das Letras
Release Date: November of 2005
Language: Portuguese
Dimensions: 149 x 229 x 13 mm
Cover: Softcover
Pages: 224
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Social Sciences and Humanities > Philosophy
EAN: 9789724616254
Recommended Minimum Age: Not applicable

ABOUT THE AUTHOR

Ana Cristina Alves

Ana Cristina Alves nasceu em Lourenço Marques, em 1963. Licenciada em Filosofia, doutorou-se em Cultura Chinesa, com a tese Representações do Feminino na Cultura Chinesa. A Mulher nos Discursos Filosófico, Religioso e Sociopolítico.
Estuda há muito a língua e cultura chinesas, tendo vivido em Beijing e Macau, onde colaborou com o Centro de Difusão de Língua Portuguesa, o Instituto Politécnico e a Universidade de Macau. Em Beijing, foi revisora de China Hoje (Jinri Zhongguo), uma revista destinada à divulgação internacional da China. Atualmente, leciona Português à comunidade chinesa, no Centro Científico e Cultural de Macau e Mandarim no Centro de Estudos do Sudeste Asiático, em Lisboa.
Publicou, em coautoria com Celina Veiga de Oliveira, Oito Cartas de Macau (1998), com Wang Suoying, Contos da Terra do Dragão (2000) e, com Chao Wai Hao e Li Jian, Encontros em Macau (2002). Tem colaboração dispersa por várias revistas e jornais, designadamente o Hoje Macau cujos textos deram origem ao livro Uma Viagem de Muitos Quilómetros Começa por Um Passo (2004), uma reflexão sobre alguns dos aspetos essenciais da cultura chinesa. É ainda autora do Dicionário Académico de Chinês-Português/Português-Chinês (2010) cuja revisão foi realizada por Sónia Ao Sio Heng.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT