A Ilha do Conhecimento

Os limites da ciência e a procura de significado

by Marcelo Gleiser
Publisher: Temas e Debates, June of 2015 ‧
Haverá respostas para todas as perguntas? Poderemos saber tudo sobre o Cosmos? Existirá algo como a natureza verdadeira ou última da realidade? Ser humano é querer saber, mas aquilo que conseguimos apreender é uma minúscula fração do que «há lá fora». Em A Ilha do Conhecimento, o físico Marcelo Gleiser retraça a investigação das respostas às questões fundamentais da existência. Ao fazê-lo, chega a uma conclusão provocadora: a ciência, a principal ferramenta que utilizamos para encontrar respostas, tem limites estritos. A essência da realidade é incognoscível. Ao narrar a história empolgante da investigação científica, A Ilha do Conhecimento apresenta uma análise muito original das ideias de alguns dos maiores pensadores da história, de Platão a Einstein, fazendo-nos refletir sobre o significado de se ser humano num universo dominado pelo mistério.

«A Ilha do Conhecimento é uma história da mente, do seu dom para encontrar ideias nas coisas. O esplendor de séculos de investigação filosófica e científica, hoje mais notável do que nunca, apresenta uma semelhança profunda com o esplendor que se descobre no universo. Marcelo Gleiser faz-nos sentir o privilégio que é sermos humanos.»
MARILYNNE ROBINSON, vencedora do Prémio Pulitzer e autora de Gilead e Absence of Mind

«A Ilha do Conhecimento é a magnífica narrativa da luta da humanidade para compreender o seu lugar no Cosmos. Da sabedoria dos antigos acerca dos movimentos de estrelas e planetas às teorias científicas contemporâneas sobre a origem do espaço e tempo, Gleiser mostra como os nossos esforços para apreender o universo se transformaram num projeto profundo e singular.»
SETH LLOYD, professor do MIT e autor de Programming the Universe

«Marcelo Gleiser contribui com o saber de um físico, a sabedoria de um filósofo e a linguagem de poeta para esclarecer questões muito importantes. Se terminar a leitura deste livro com as mesmas opiniões com que a iniciou, então regresse à primeira página.»
REBECCA GOLDSTEIN, MacArthur Fellow

A Ilha do Conhecimento

Os limites da ciência e a procura de significado

by Marcelo Gleiser

Property Description
ISBN: 9789896443122
Publisher: Temas e Debates
Release Date: June of 2015
Language: Portuguese
Dimensions: 150 x 234 x 24 mm
Cover: Softcover
Pages: 400
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Social Sciences and Humanities > History and Scientific Methodology
EAN: 9789896443122
Recommended Minimum Age: Not applicable

Ciência para todos

Nuno Aparício

Já tinha lido outro livro do mesmo autor, Criação Imperfeita, que também é muito bom. O primeiro tem uma maior vertente histórica e filosófica, este aborda diversas questões mais práticas. Recomendo ambos!

Ilha do conhecimento

Luís António Ribeiro

Um livro magnifico. Imprescindível para quem se quiser manter atualizado no campo das ciências. Leitura acessível, com os pormenores técnicos essenciais para uma cabal compreensão do problema em causa. Devia ser de leitura obrigatória para os alunos de ciencias, quer na universidade quer no secundário.

ABOUT THE AUTHOR

Marcelo Gleiser

Primeiro vencedor latino-americano do Templeton Prize, Marcelo Gleiser é físico teórico e professor de Filosofia Natural, Física e Astronomia no Dartmouth College. O seu trabalho estende-se da cosmologia e das aplicações da teoria da informação aos fenómenos complexos, à história e filosofia da ciência e à interação de cultura e ciência. Membro da American Physical Society, foi galardoado com o Presidential Faculty Fellows Award atribuído pela Casa Branca e pela National Science Foundation. Gleiser é autor de cinco livros e cofundador do blogue 13.8, onde escreve sobre ciência e cultura com o físico Adam Frank. Dedicado divulgador da ciência junto do grande público, os seus livros foram traduzidos em quinze línguas. Nasceu no Rio de Janeiro e vive em Hanover, New Hampshire (EUA).
De Marcelo Gleiser, a Temas e Debates publicou Criação Imperfeita, A Ilha do Conhecimento e Confronto de Ideias (coordenação).

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT