A Cultura Popular no Estado Novo

by Daniel Melo
Publisher: Angelus Novus, October of 2010 ‧
OUT OF STOCK OR NOT AVAILABLE
Sell ​​your book
Esta obra aborda a política cultural do Estado Novo para o povo. Nela analisam-se os principais discursos sobre o tema e os resultados obtidos nas áreas privilegiadas - casas do povo, ranchos folclóricos, artesanato, museus etnográficos, literatura e marchas populares - e nas subvalorizadas, como a educação popular. O salazarismo promoveu um modelo ruralista, tradicionalista e nacionalista de cultura popular, recorrendo à cultura de massas e à linguagem moderna, com o fito de se legitimar, de criar uma 'almofada' social e de impor um núcleo duro de valores, práticas e representações que enformariam a identidade portuguesa. Subjazeu-lhe a vontade de transformar e condicionar a cultura do povo, e não só de preservar as tradições eleitas, a maioria com teor católico. Contudo, a sociedade resistiu ao cerco oficial, sustentando propostas alternativas, como as da democratização cultural, do associativismo livre (sociocultural, cooperativo, etc.) e da leitura pública fomentada pelas bibliotecas da Fundação Gulbenkian e outras. Também a Igreja católica salvaguardou uma estrutura institucional autónoma (a Acção Católica), conquanto ideologicamente próxima do regime.

A Cultura Popular no Estado Novo

by Daniel Melo

Property Description
ISBN: 9789728827557
Publisher: Angelus Novus
Release Date: October of 2010
Language: Portuguese
Dimensions: 121 x 178 x 8 mm
Cover: Softcover
Pages: 132
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > History > History of Portugal
EAN: 9789728827557

Interessante e útil

Ana Pinto

De leitura acessível, esta obra permite conhecer com mais profundidade os contornos da cultura popular durante o regime Salazarista em Portugal. Útil não só do ponto de vista da cultura geral mas, acima de tudo, para quem se interessa ou trabalha temas relacionados com os Estudos de Cultura.

óptimo

Sandra

Uma excelente síntese sobre a vida popular e as tradições portuguesas duante o período do Estado Novo. Óptimo para quem pretende conhecer a vida durante esta época.

ABOUT THE AUTHOR

Daniel Melo

Daniel Melo é professor auxiliar na Universidade Aberta, Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, e investigador integrado do CHAM - Centro de Humanidades, NOVA FCSH.
Licenciou-se em História pela NOVA FCSH, sendo ainda mestre em História dos séculos XIX e XX pela mesma instituição. Doutorou-se em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE-IUL com a tese «A Leitura Pública no Portugal Contemporâneo», reconhecida com o Prémio de História Contemporânea Victor de Sá e publicada em 2005 pela Imprensa de Ciências Sociais.
A sua pesquisa tem-se focado na história das políticas culturais, das práticas e representações socioculturais, assim como da leitura, do livro e da edição, da sociedade civil, dos direitos humanos e das migrações. Sobre essas temáticas foi autor e coeditor de 3 livros na Imprensa de Ciências Sociais.
Dos seus trabalhos mais recentes destacam-se «A censura aos livros no Portugal de Salazar», in Livros Proibidos no Estado Novo (4.ª ed. rev.ª e aumentada, Lisboa, Assembleia da República, 2024); «'Living normally': everyday life under Salazarism» (European History Quarterly, 2022); e «Debates sobre a cultura em Portugal: o complexo caso do livro e da leitura» (Sociologia, Problemas e Práticas, 2020).

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT