10% OFF

100 Anos de Luta

1921/2021

Publisher: Editorial Avante, April of 2021 ‧
25,00€
10% OFF CARD
free shipping
Sell ​​your book
Fundado a 6 de Março de 1921, o Partido Comunista Português cumpre agora 100 anos de vida. Assinalando o acontecimento, edita-se a obra intitulada 100 Anos de Luta ao Serviço do Povo e da Pátria pela Democracia e o Socialismo, que constitui um importante documento de registo de alguns momentos e acontecimentos marcantes da vida do PCP e da sua história.

Assinalam-se também traços específicos de caracterização das múltiplas dimensões desta intensa intervenção. Não foi possível, naturalmente, incluir nela todos os elementos da luta popular e da história do PCP ao longo de 100 anos. Houve necessidade de seleccionar documentos e momentos, que, embora não resultando de um levantamento definitivo, representam um valioso e significativo contributo para o conhecimento desse riquíssimo período da nossa história nacional.
De qualquer modo, não se trata de fazer a história do PCP. Trata-se, isso sim, de uma compilação de elementos significativos da sua vida, indissociável da luta dos trabalhadores e do povo português e da afirmação do seu ideal e projecto.

100 Anos de Luta

1921/2021

Property Description
ISBN: 9789725505564
Publisher: Editorial Avante
Release Date: April of 2021
Language: Portuguese
Dimensions: 251 x 294 x 28 mm
Cover: Hardcover
Pages: 304
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Politics > Politics in General
EAN: 9789725505564

BOA EDIÇÃO, mas...

Fernando Oliveira

É uma oportunidade perdida. E é pena. Pela enorme importância da efeméride, para além da vasta e importante documentação - escrita / fotográfica - justificava-se uma análise muito mais profunda, mesmo auto-crítica, sem desvalorizar o imenso património de luta, determinante na libertação de Portugal dos países africanos antes colonizados. Ignora, incompreensivelmente, muitos factos históricos, políticos, no plano interno e internacional, que desembocaram em grandes e grosseiros desvios ideológicos sob o manto de um embuste designado como "marxismo-leninismo" que conduziram a muitas derrotas e perda de influência em Portugal e à implosão brutal do chamado "socialismo real", com todas as consequências nefastas, prolongadas e de que ainda não se recuperou, na luta dos Povos à escala universal. Não lança qualquer luz sobre os novos caminhos futuros na luta por um verdadeiro socialismo. O que não é de estranhar se lermos as teses deturpadas acerca do materialismo dialético e das suas 3 Leis inseparáveis que estão expostas num artigo de opinião de Margarida Botelho, membro do Secretariado do Comité Central do PCP, publicadas num artigo de opinião que ocupa as páginas 17-20 de "O Militante" nº 372, de Maio/Junho de 2021, que chegou a ser a revista "teórica" do PCP. O silenciamento quase total do contributo de muitos milhares de comunistas que, mesmo abandonando o Partido em determindas circunstâncias históricas, nunca deixaram de o ser, incluindo mesmo muitos dirigentes de vários níveis de responsabilidade.

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT