10% OFF

O Imperador eBook

by Ryszard Kapuscinski
Book eBook
Publisher: Livros do Brasil, March of 2019 ‧
10,99€
10% OFF CARD
IMMEDIATE AVAILABILITY
Ebook for WOOK READER
Um golpe militar histórico estava prestes a rebentar nas ruas da Etiópia quando em 1974 Ryszard KapuScinski chegou ao país. Haile Selassie, o Grande Senhor, o Venerável Monarca, Eleito por Deus, Imperador da dinastia salomónica que ocupara o trono ao longo de mais de quarenta anos, acabaria deposto pelo seu exército. KapuScinski quis ouvir aqueles que frequentaram os salões, os escritórios, os corredores do palácio, e através dos seus depoimentos, aqui reunidos, contar a história da vida e da queda da corte imperial de um homem que era para muitos um deus. O messias espiritual do movimento rastafári, uma figura mítico-religiosa que se acreditava capaz de mudar vidas com um simples olhar, um autocrata que viveu numa opulência extrema enquanto o seu povo sucumbia à fome. Nos relatos registados pela mão
deste que foi um dos grandes jornalistas do século xx mora o grotesco e o magnífico, o dramático e o humorístico, o retrato de um país estrangulado de liberdades que, alegoricamente, poderia ser muitos outros. O Imperador é uma obra maior da arte da reportagem e um epitáfio espantoso de um regime marcante na história africana.

O Imperador" é uma obra maior da arte da reportagem e um epitáfio espantoso de um regime marcante na história africana.

Jornal de Negócios

"O Imperador" é – pelo menos para mim – um grande livro, um pedaço de escrita admirável, uma criação narrativa bela, astuta, precisa e crua (...)

i

Kapuscinski era um escritor brilhante, um exímio "intérprete de culturas" (como ele se definia), alguém com uma capacidade inata para ver as coisas de cima. […]

Jornal de Negócios

O Imperador

by Ryszard Kapuscinski

Property Description
ISBN: 978-972-38-3050-7
Publisher: Livros do Brasil
Release Date: March of 2019
Language: Portuguese
Pages: 160
Format: eBook
File Format and Compatibility:
Collection: Dois Mundos
Categories: eBooks in Portuguese > Fiction > Memories and Testimonies
Recommended Minimum Age: Not applicable

O poder que implode

André

Kapuscinski entrevista os mais próximos do imperador Haile Selassie, que se rodeia cada vez mais dos que o bajulam, importando mais essa bajulação do que as próprias qualidades dos bajuladores. Assim a corte vai-se degradando mais e mais enquanto ao mesmo tempo que o país, fora do palácio, se vai degradando também até um estado crítico. A opolência extrema da corte contrasta com a pobreza extrema do povo que durante décadas pensava no imperador quase como um deus. O relato de Kapuscinski está muito bem escrito e é dificil de parar de ler o livro antes de chegar ao fim.

Genial

F.C.

Genialidade na maneira de analisar o que o rodeia.

Uma realidade ficcionada, ou uma ficção biográfica

André Neves

Pelas palavras de Kapuscinski somos embrulhados numa realidade que pela maneira com a expõe não conseguimos perceber qual o lado da verdade, qual a história que nos está a contar. Contudo o exercício que fazemos ao ler este livro baseia-se numa tentativa de compreender o que é um poder, o todo-poderoso, o deus na Terra. Quais são os atributos e as consequências de uma sociedade africana nos seus primeiros passos para o desenvolvimento moderno. Sem dúvida uma boa leitura.

ABOUT THE AUTHOR

Ryszard Kapuscinski

Ryszard Kapuscinski nasceu a 4 de março de 1932 na cidade polaca de Pinsk, hoje situada na Bielorrússia. Estudou História na Universidade de Varsóvia e em 1955 começou a trabalhar como jornalista, escrevendo reportagens sobre a reconstrução da Polónia. Ainda nos anos cinquenta, foi pela primeira vez enviado como correspondente para a Ásia (Índia, Paquistão, Afeganistão) e para o Médio Oriente. Mais tarde, passou longos anos como correspondente em África e na América Latina. Considerado um dos grandes mestres do jornalismo moderno, Kapuscinski foi eleito em 1999 o melhor jornalista polaco do século XX e distinguido, em 2003, com o Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades. Faleceu a 23 de janeiro de 2007.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT