10% OFF

O Ensino Da História eBook

by Gabriel Mithá Ribeiro
Book eBook
Publisher: Fundação Francisco Manuel dos Santos, March of 2016 ‧
2,49€
10% OFF CARD
IMMEDIATE AVAILABILITY
Ebook for WOOK READER
Nas sociedades ocidentais da actualidade, muito mais do que limitações ao nível dos recursos materiais e humanos, é no domínio cultural ou ideológico que residem os maiores bloqueios. Um dos mais importantes factores explicativos dessa situação é a herança secular do materialismo dialéctico que, ao penetrar no pensamento de senso comum um pouco por todo o mundo, tornou-nos a todos, de uma ou de outra forma, depositários de versões (ultra)simplificadas das teorias de Karl Marx. Tendemos a não duvidar que as condições económicas determinam muito daquilo que pessoas e grupos são ou valem. Se há nisso uma inegável verdade, andamos há muito a exagerar na dose, o que nos arrasta para vícios de percepção da realidade. Quanto maiores os recursos materiais, maior a tentação de se deitar dinheiro para cima dos problemas. Em muitos casos, essa atitude agrava as dificuldades porque alimenta bloqueios culturais que impedem a procura de soluções eficazes fora do ciclo materialista. O resultado é vivermos numa época de incapacidade em isolar as questões culturais das questões materiais. Desse modo, dificilmente se percebe que uma melhor regulação da vida institucional ao nível dos comportamentos e atitudes pode ser, em si, condição essencial para a melhoria sustentável do bem-estar colectivo.

O Ensino Da História

by Gabriel Mithá Ribeiro

Property Description
ISBN: 9789898819666
Publisher: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Release Date: March of 2016
Language: Portuguese
Pages: 104
Format: eBook
File Format and Compatibility:
Collection: Ensaios Da Fundação
Categories: eBooks in Portuguese > Social Sciences and Humanities > Sociology
EAN: 9789898819666
Acessibilidade: Ver características de acessibilidade indicadas pelo editor

Crítico do sistema de ensino

Olímpio Olegário Mendes Tavares

Um livro que analisa algumas contradições do ensino de história, tendo em conta os conteúdos e a metodologia. Apresenta uma proposta válida, mas discutível em alguns aspetos. Ao longo da obra o autor faz incursões por outras disciplinas com algumas ideias, do meu ponto vista, radicais. A crítica às ciências de educação não me parecem inteiramente justas. Reconheço algum exagero na "pedagogização" do ensino, mas nada que um bom professor não possa dar a volta. Afinal, o professor continua a mandar na sua sala de aula, com ou sem as ciências de educação.

ABOUT THE AUTHOR

Gabriel Mithá Ribeiro

Filho de pai católico e mãe islâmica, Gabriel Mithá Ribeiro nasceu em Lourenço Marques/Maputo em 1965. Tem ascendência africana, árabe e indiana e emigrou para Portugal, onde se licenciou em História e concluiu o mestrado e o doutoramento em Estudos Africanos. É docente, investigador e tem publicado textos científicos, ensaios, ficção e colaborado na imprensa.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT