10% OFF

Da Pintura Seguido De Da Escultura eBook

by Isabel Nogueira; Leon Battista Alberti
Book eBook
Publisher: BookBuilders, October of 2020 ‧
10,30€
10% OFF CARD
IMMEDIATE AVAILABILITY
Ebook for WOOK READER
Um dos mais importantes textos teóricos sobre arte de todos os tempos. escrito no renascimento mas mais actual e preponderante que nunca.

Na tradição da escrita tratadística, bastante fomentada e desenvolvida na Antiguidade Clássica, Leon Battista Alberti deixou-nos a sua célebre trilogia sobre as artes, correspondente às obras: De pictura, escrita em 1435, é um tratado de pintura originalmente redigido em italiano vernáculo e posteriormente em latim, dedicado ao arquitecto Filippo Brunelleschi; De re aedificatoria, escrito entre 1442 e 1452, é um tratado de arquitectura que toma como modelo o célebre tratado de Vitrúvio, seguindo o formato clássico de dez livros/capítulos; e, por último, De statua, escrito em 1462, é um tratado de escultura e provavelmente o menos ambicioso e complexo dos três trabalhos em questão. Esta edição junta o primeiro, De pictura, e o último, De statua, precedidos por uma Introdução de Isabel Nogueira sobre a vida e obra do autor.

***

Leon Battista Alberti (1404-1472) foi um dos mais importantes arquitectos, artistas e teorizadores do Renascimento italiano.

Leon Battista Alberti nasceu em Génova, em 1404, e viria a morrer em Roma, em 1472. O seu percurso estendeu-se, ao modo do homem renascentista, por diversos domínios, tais como a arquitectura são de sua autoria as fachadas de San Francesco de Rimini, de Santa Maria Novella ou do palácio Ruccelai, em Florença, assim como as Igrejas de San Sebastian e Sant' Andrea de Mântua , o pensamento filosófico, a matemática, a pintura ou a escrita. De entre os seus tratados, devemos conferir particular enfoque à trilogia das artes, correspondente às obras: De pictura, escrita em 1435, é um tratado de pintura originalmente redigido em italiano vulgar e posteriormente em latim, dedicado ao arquitecto Filippo Brunelleschi; De re aedificatoria, escrito entre 1442 e 1452, é um tratado de arquitectura que toma como modelo o célebre tratado de Vitruvio, seguindo o formato clássico de dez livros/capítulos; e, por último, De statua, escrito em 1462, é um tratado de escultura e provavelmente o menos ambicioso e complexo dos três trabalhos em questão.

Da Pintura Seguido De Da Escultura

by Isabel Nogueira; Leon Battista Alberti

Property Description
ISBN: 9789898973221
Publisher: BookBuilders
Release Date: October of 2020
Language: Portuguese
Format: eBook
File Format and Compatibility:
Categories: eBooks in Portuguese > Fiction > Essays
EAN: 9789898973221
Acessibilidade: Ver características de acessibilidade indicadas pelo editor