10% OFF

Abc Da Crítica eBook

by Nuno Júdice
Book eBook
Publisher: Dom Quixote, September of 2010 ‧
8,99€
10% OFF CARD
IMMEDIATE AVAILABILITY
Ebook for WOOK READER
«O lugar do crítico é o lugar do leitor: e, aí, tentar encontrar as questões que o texto coloca a quem o lê, procurando dar-lhes uma resposta, já que a simples leitura não tem esse fim. Se, ao ler a crítica, o leitor tiver encontrado ao menos uma resposta às interrogações que cada obra coloca, o objectivo da crítica pode dar-se por satisfeito.»

« […] reconheçamos que Nuno Júdice escreve coisas sensatas neste pequeno manual de título poudiano, e que cita os mestres da matéria, de Eliot a Bloom. A crítica, diz Júdice, não é uma reacção imediata a um objecto, nem uma elaboração teórica, mas a leitura inteligente de um texto.»
Pedro Mexia, Público

«O lugar do crítico é o lugar do leitor: e, aí, tentar encontrar as questões que o texto coloca a quem o lê, procurando dar-lhes uma resposta, já que a simples leitura não tem esse fim. Se, ao ler a crítica, o leitor tiver encontrado ao menos uma resposta às interrogações que cada obra coloca, o objectivo da crítica pode dar-se por satisfeito.»

Abc Da Crítica

by Nuno Júdice

Property Description
ISBN: 9789722044363
Publisher: Dom Quixote
Release Date: September of 2010
Language: Portuguese
Format: eBook
File Format and Compatibility:
Categories: eBooks in Portuguese > Parenting > Educational Theories and Curriculum
EAN: 9789722044363
Acessibilidade: Ver características de acessibilidade indicadas pelo editor

Um "manifesto" em defesa de uma crítica que defenda a literatura

Daniel Lousada

Um livro que se debruça sobre o equilíbrio difícil entre a teoria e a crítica literária. Ao analisar o papel fundamental do crítico como mediador da relação do leitor com o livro, situa os limites do seu campo de ação, para defender uma crítica que traz informações sobre a obra que ajudam o leitor na sua leitura, mas se abstém do elogio fácil ou da agressão.

ABOUT THE AUTHOR

Nuno Júdice

Nuno Júdice (1949-2024) nasceu no Algarve. Professor universitário, assumiu em 2009 a direção da revista Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian. Publicou o primeiro livro em 1972 e foi um dos mais importantes nomes da poesia contemporânea. Recebeu os mais importantes prémios de literários nacionais e internacionais, entre os quais: Pen Clube (1985), Prémio D. Dinis da Fundação da Casa de Mateus (1990), da Associação Portuguesa de Escritores (1995), Bordalo da Casa da Imprensa (1999), Cesário Verde e Ana Hatherly (2003) e Fernando Namora (2004). Em 2013, foi distinguido com o XXII Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (Espanha); em 2014, com o Prémio de Poesia Poetas del Mundo Latino Víctor Sandoval (México); em 2015, com o Prémio Argana de Poesia, da Maison de la Poésie de Marrocos e o Prémio Literário Fundação Inês de Castro – Tributo de Consagração; e, em 2016, com o El Ojo Crítico Iberoamericano de Radio Nacional de Espanha.

(see more)

BY THE AUTHOR