Pedro X. Mendonça

Pedro Xavier Mendonça trabalha no Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e é investigador no UNIDCOM-IADE. No CNCS, é responsável pelo Observatório de Cibersegurança. É licenciado em Filosofia, pela Universidade de Coimbra; mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, pelo ISCTE-IUL; e doutorado em Ciências Sociais-Sociologia Geral, pelo ICS da Universidade de Lisboa, onde foi investigador colaborador. Foi PhD visiting student na Universidade de Lancaster, Inglaterra. Os seus interesses de investigação concentram-se nos Estudos Sociais de Tecnologia, com ênfase na relação entre digitalização, comunicação e utilizadores, bem como no papel do comportamento humano na cibersegurança. No ensino superior, ao longo dos anos, foi ministrando aulas em disciplinas das Ciências da Comunicação e das Ciências Sociais, com pendor para os Estudos Sociais de Tecnologia. Foi ainda professor de Filosofia e Psicologia no ensino secundário e de Cidadania na formação profissional.
O seu trabalho centra-se na história dos media, censura e transferências culturais no contexto ibérico. Atualmente, desenvolve um projeto individual sobre o quotidiano da censura ibérica. Entre 2022 e 2024, foi investigadora responsável de um projeto coletivo, também financiado pela FCT. Editou, em 2024, Por enquanto, o Povo Unido ainda não Foi Vencido. Crónicas 1974-1975 (Tinta-da-china), uma antologia de crónicas do escritor Manuel Vázquez Montalbán dedicadas à análise do processo revolucionário em Portugal. O livro A Revolução a que se Pode Ir de Carro. Portugal, Espanha e os media (1974-1975) resulta da sua tese de doutoramento, defendida em 2015 na Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona.

Bibliography

Order
X
Recommend
Pedro X. Mendonça
To recommend this author to a friend, simply fill in your name and email, as well as the name and email of the person you want to suggest them to. If you wish, you can also add a small comment, then click to send the request. Your recommendation will be immediately sent in your name to the email address of the person you are recommending them to.
Your identification:
The identification of the person you want to recommend this title to:
X
Your recommendation has been sent successfully!
X
ficha.popup.recommend.error.title
X
selecione o livro adotado:
X
An error occurred!
Please try again later.
X
You have reached the maximum number of authorized devices
Please go to your customer area to manage active devices.