António Nunes da Costa Neves

António Nunes da Costa Neves nasceu a 18 de agosto de 1960 na aldeia de Vila Deanteira, freguesia de S. João de Areias, concelho de Santa Comba Dão.
Licenciou-se em Biologia (Universidade de Coimbra). Participou em exposições colectivas de Artes Plásticas. Fez estudos superiores em Cinema (Escola Superior de Teatro e Cinema – Conservatório Nacional, Lisboa) e em História (Universidade Aberta).
Trabalhos na área de:
- Biologia: "TPA, um éster de forbol promotor do cancro" (1984).
- Artes plásticas (desenho, pintura e escultura): Participação em exposições colectivas em Coimbra, Pombal, S. João de Areias e Tábua, sendo de destacar ter integrado, por convite, a "Exposição comemorativa do Centenário da Exposição Distrital de Coimbra 1884-1984". Honraram-no com a sua amizade os artistas Cabral Antunes (Coimbra) e Soares Branco (Lisboa).
- Cinema: Assistente de montagem em "Ínsula" de António Loja Neves e colaboração nos filmes "Xavier" de Manuel Mozos e "Coitado do Jorge" de Jorge Silva Melo. Autor do blogue "António Reis - Vida e obra do grande cineasta António Reis (1927-1991)".
- História: "Reflexões à volta de O Feiticeiro de S. João de Areias" (1988 a 1994); "Inventário do Arquivo Paroquial de S. João de Areias" (1999); "Igreja Matriz e Capelas da freguesia de S. João de Areias" (1999 a 2002); "A Igreja da Misericórdia da Guarda – à luz de documentos inéditos" (2001); "Origem de Santa Comba e de Santa Comba Dão" (2013); "António Augusto dos Santos: fundador da Filarmónica de S. João de Areias" (2016); "S. João de Areias: 20 anos de elevação a vila" (2017); "Constelação Silva Carvalho" (2018); "Pelourinho Manuelino de S. João de Areias" (ficção, 2018); "Francisco Beirão e Sara Beirão: pai e filha (Ideais Republicanos e Luta pelos Direitos da Mulher) (2019)"; "José da Silva Carvalho: descendente de humildes lavradores?" (2019) e "Vestígios arqueológicos e o povoamento da freguesia de S. João de Areias" (2014 e 2019).
Em 1979 foi o responsável pela ideia e um dos dirigentes das "Comemorações do Bicentenário do Nascimento de José da Silva Carvalho", que culminou na inauguração do busto e do jardim dedicado a este estadista na sua terra natal, Vila Deanteira. Idealizou e guiou as "Visitas Culturais – Pelos caminhos do Património de S. João de Areias": cinco passeios diferentes realizados pelo património natural, arqueológico, religioso, civil e humano da freguesia. Entre 2018-2020 coordena as "Comemorações de Homenagem a José da Silva Carvalho e ao Bicentenário da Revolução Liberal de 1820", nomeadamente os colóquios de junho e outubro de 2019 e a edição de um livro sobre Silva Carvalho em Banda Desenhada.
Em 2017 foi um dos fundadores da Associação de Estudos do Baixo Dão.

Bibliography

X
Recommend
António Nunes da Costa Neves
To recommend this author to a friend, simply fill in your name and email, as well as the name and email of the person you want to suggest them to. If you wish, you can also add a small comment, then click to send the request. Your recommendation will be immediately sent in your name to the email address of the person you are recommending them to.
Your identification:
The identification of the person you want to recommend this title to:
X
Your recommendation has been successfully sent!
X
An error occurred while sending your recommendation.
X
selecione o livro adotado:
X
An error occurred!
Please try again later.
X
You have reached the maximum number of authorized devices
Please go to your customer area to manage active devices.