António Gonçalves Ribeiro

António Gonçalves Ribeiro nasceu em Castelo Branco a 30 de janeiro de 1933. Casado com Maria de Lourdes de Paiva Morão Ribeiro, têm quatro filhos e oito netos. Cumpriu três comissões militares no Ultramar. Após a última, em Angola, no posto de tenente-coronel, foi nomeado Secretário-Geral do Alto Comissariado até 10 de novembro de 1975. Coordenou e dinamizou a Ponte Aérea e também Marítima, que garantiu aos cidadãos portugueses radicados em Angola o regresso a Portugal com parte dos seus bens. Alto-Comissário para os Desalojados, entre setembro de 1976 e agosto de 1979. Ministro da Administração Interna de agosto de 1978 a agosto de 1979.
Representante Militar Nacional no SHAPE/NATO, em Mons, Bélgica. Promovido a general, foi o primeiro diretor-geral, da recém-criada Direção Geral de Política de Defesa Nacional, cargo onde se manteve desde julho 1989 a dezembro 2000. Autor de três livros: A Vertigem da Descolonização, 2003; O Reencontro, 2006; Grandezas e Misérias do Império, 2021. Averbados 34 louvores, sendo um do Presidente da República, 5 de Ministros da Defesa e 2 de Alto Comissários em Angola. Das várias condecorações nacionais e estrangeiras, destaque para a Grã- -Cruz da Ordem de Cristo, 2 medalhas de ouro de Serviços Distintos e 1 medalha de prata de Serviços Distintos, com palma.

Bibliography

Order

People who bought this author also bought

X
Recommend
António Gonçalves Ribeiro
To recommend this author to a friend, simply fill in your name and email, as well as the name and email of the person you want to suggest them to. If you wish, you can also add a small comment, then click to send the request. Your recommendation will be immediately sent in your name to the email address of the person you are recommending them to.
Your identification:
The identification of the person you want to recommend this title to:
X
Your recommendation has been sent successfully!
X
ficha.popup.recommend.error.title
X
selecione o livro adotado:
X
An error occurred!
Please try again later.
X
You have reached the maximum number of authorized devices
Please go to your customer area to manage active devices.