Trinta Segundos sem Pensar no Medo eBook
Memórias de um leitor
SINOPSE
Ao combinar memórias pessoais e reflexões sobre as suas leituras, Pedro Pacífico conta como os livros tiveram papel crucial na construção da sua identidade. A sua trajetória desde criança, os seus primeiros passos como leitor, o processo de criação do perfil nas redes sociais, a sua relação com a família e os amigos.
Além disso, o autor revela detalhadamente como as pressões para que se enquadrasse num modelo de vida que não lhe agradava acabaram por desencadear uma onda de sofrimento e ansiedade, posteriormente aplacada, entre outros cuidados, pela literatura e pelo exercício de alteridade que esta proporciona. Contador de histórias nato, Pacífico entremeia relatos de como conseguiu sentir-se mais confortável com a sua sexualidade com observações perspicazes sobre algumas das obras com as quais teve contacto ao longo do caminho.
Uma história emocionante e inteligente sobre um processo longo e doloroso de autoaceitação, permeado em grande parte pela relação do autor com a literatura.
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 9789895774869 |
| Editor: | Cultura Editora |
| Data de Lançamento: | agosto de 2025 |
| Idioma: | Português |
| Páginas: | 192 |
| Tipo de produto: | eBook |
| Formato e Compatibilidade: | |
| Classificação Temática: |
eBooks em Português
>
Literatura
>
Biografias
|
| EAN: | 9789895774869 |
| Acessibilidade: | Ver características de acessibilidade indicadas pelo editor |
OPINIÃO DOS LEITORES
Uma leitura breve, honesta e que deixa marca.
Nelson Pradinhos
“Não existe pior ou melhor livro, mas o livro que, naquele momento, faz mais sentido para quem está lendo.” A frase resume na perfeição o espírito deste livro e, de certa forma, também a presença luminosa que o Pedro — o tão conhecido Bookster — sempre trouxe às redes sociais. Quem o acompanha sabe: ele tem um dom especial para ampliar horizontes, partilhar gentileza e nos lembrar que ler é, antes de tudo, um ato de cuidado. Este livro reafirma exatamente isso. Trinta segundos sem pensar no medo é, acima de tudo, um mergulho na autenticidade do autor. Aquilo que vemos nos ecrãs — o entusiasmo, a sensibilidade, a sinceridade — está todo aqui, mas de forma ainda mais crua e corajosa. Porque expor-se sem filtros, falar da própria sexualidade, da ansiedade, dos medos e das dores mais íntimas… isso exige força. Exige atravessar o próprio mundo interior sem máscaras. E o Pedro faz isso com uma honestidade desarmante. A literatura surge nestas páginas não apenas como referência, mas como salvação. É companhia nos momentos de solidão, é farol em dias difíceis, é ponte para o autoconhecimento. As recomendações, muitas delas importantes na vida do autor, aparecem como confidências, como quem partilha o que lhe foi precioso para que também nos possa tocar a nós. No fundo, este é também um diário literário — acessível, apaixonado, inspirador. Enquanto leitora, senti várias vezes que o Pedro me “apanhou” pelo caminho. Há uma empatia muito grande nos episódios que descreve, e em muitos deles vi ecos da minha própria relação com os livros. A forma como fala de títulos marcantes — Capitães da Areia, inclusive, também um divisor de águas da minha juventude — trouxe memórias, emoções e até vontade de reler. É impossível não reconhecer partes de nós, seja nos sentimentos, seja na forma como a literatura nos molda e acompanha. Os saltos temporais foram, para mim, o único ponto menos fluido da leitura. Essa ida e volta constante na linha cronológica fez-me perder o ritmo em alguns momentos. Ainda assim, nada que apague a qualidade emocional e literária do texto, muito menos o impacto das mensagens que ficam. No final, fiquei com a sensação de ter lido algo íntimo e profundamente humano. Um testemunho que não quer chocar, mas sim acolher. Uma vida atravessada pela ansiedade, pelas dúvidas e pela procura de aceitação, mas também iluminada pela descoberta de quem se é — e pela coragem de assumir essa verdade. É, também, uma carta de amor aos livros, aos leitores e ao ato de ler. Saio destas páginas com admiração renovada pelo Pedro, curiosidade para o que virá a seguir (quem sabe ficção?) e a certeza de que este é um livro que pode ajudar muita gente a não se sentir sozinha no seu próprio caminho. Uma leitura breve, honesta e que deixa marca.
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
-
eBook10%Consumo ObrigatórioGuerra & Paz Editores14,39€
15,99€ -
eBook10%A Glória EfémeraContraponto Editores14,39€
15,99€