Sobre O Politicamente Correcto eBook
de Manuel Monteiro
Sobre
o LivroManuel Monteiro, autor do aclamado Por Amor à Língua, vira a sua atenção para um tema que muita tinta tem feito correr nos media e nas redes sociais: o Politicamente Correcto e a linguagem a ele associada.
O cuidado e o respeito na forma como nos dirigimos ao outro e descrevemos o que nos rodeia são considerados, pela maioria, formas básicas de educação essenciais à boa convivência. A língua evolui com os tempos e ajusta-se a novas realidades, diferentes formas de olhar o mundo, algo natural no processo de transformação civilizacional e social. Mas deverá este processo ser forçado? Serão todas as suas propostas positivas e igualmente defensáveis?
Estará o Politicamente Correcto a impor uma visão do mundo, em vez de nela participar? Será possível — ou desejável — mudar mentalidades por decreto?
Argumentos de ambos os lados são pesados com a ponderação e o humor característicos do autor acerca de um assunto mais complexo do que aparenta e que mexe com o mais profundo da identidade de cada um: o modo como nos expressamos.
Um importante livro para percebermos melhor o fenómeno que já afeta toda a gente tenhamos noção disso ou não. Manuel Monteiro, nas suas palavras e reunindo uma excelente bibliografia, consegue informar sobre o fenómeno do politicamente correcto, mostrando argumentos dos dois lados da discussão. Como pontos negativos há a apontar que o capítulo dedicado à gramática é demasiado extenso e o livro acaba repentinamente sem uma conclusão ou suma que sirva de ponto final. Recomenda-se!