Rosa Brava eBook
de José Manuel Saraiva
Sobre
o LivroEm 1368, D. Leonor Teles de Menezes, a mulher mais desejada do Reino, casa com o morgado de Pombeiro, D. João Lourenço da Cunha. O matrimónio é imposto por seu tio, D. João Afonso Telo, conde de Barcelos. Mulher fora do tempo, aceita contrariada o casamento, que a melancolia da vida do campo não ajuda a ultrapassar. Por isso, decide abandonar o marido e parte para Lisboa, para gozar a vida de riqueza e luxúria que a Corte proporciona. Perversa e ambiciosa, não tem dificuldade em seduzir o jovem monarca, D. Fernando, alcançando, desse modo, o poder que sempre desejou. Mas a nobreza, o clero e o povo não veêm com bons olhos esta aliança de adultério com o Rei. E menos ainda quando a formosa Leonor Teles se envolve com o conde Andeiro... "Rosa Brava" é um romance baseado na investigação histórica que, por entre intrigas palacianas, traições, assassínios e guerras com Castela, reinventa, numa linguagem cativante, uma das personagens mais fascinantes da História de Portugal.
Expresso
Este livro foi uma agradável surpresa, comecei a ler sem grandes expectativas, mas desde o primeiro capítulo deixou-me agarrado: Devido ao retrato que o autor faz de D. Fernando, de como era fraco, irresponsável e incompetente, e de como o seu governo deixou o País na desgraça em pouco tempo, e à beira de perder a soberania. Devido ao retrato do País nessa altura, e à descrição de vários acontecimentos políticos e militares de Portugal nessa época, que servem de pano de fundo a esta história. Mas principalmente devido ao retrato que o autor faz de Leonor Teles, logo desde a adolescência, atribuindo-lhe todos os traços pelos quais se tornou uma das personagens mais odiadas da História de Portugal. Desde o início, que o comportamento de Leonor revela o porquê de ter ganho para a História o cognome de 'a Aleivosa'. Sem dúvida o autor consegue oferecer-nos uma personagem pela qual é impossível sentirmos qualquer simpatia. Este é o ponto mais forte do livro. No entanto, há um senão: Nos últimos capítulos nota-se que o ritmo da história muda, a história deixa de ser contada com o ritmo e profundidade que tinha sido até aí, e passa a ser contada com um ritmo muito mais rápido, com pouco fio condutor entre as várias situações e pouco aprofundamento das mesmas. Dá a sensação que o livro foi acabado à pressa, talvez devido a algum constrangimento em termos de número de páginas, de prazo ou pura e simplesmente o autor ficou saturado, mas a sensação que dá é essa, que o fim do livro, os últimos capítulos, foram acabados à pressa. Este é o ponto fraco do livro, e na minha opinião, é o que separa o livro das 5 estrelas, a forma apressada como o livro acaba. Apesar disso, é um livro que recomendo, para quem gosta de romances históricos, para quem gosta de aprender mais acerca da história do nosso País, e principalmente para quem gosta de histórias centradas em personagens fortes, maquiavélicas, odiosas, e que nos são mostradas tal como são, sem tentativas de 'humanizar o monstro'.
Um romance histórico que retrata a vida de D. Leonor Teles, uma mulher sem dúvida muito emancipada para a época, D. Fernando, um rei belo, fútil e fraco que o escritor não perde a oportunidade de lhe mostrar as fraquezas e ridicularizar de forma soberba e toda uma corte cheia de manias, caprichos e luxúria. A escrita caracterizo como deliciosa, a história é contada com pontadas de humor, ironia e descrições ricas que nos envolvem quer no calor da corte, quer na miséria da maioria dos portugueses. www.os-livros-que-li.blogspot.com/2010/01/rosa-brava-jose-manuel-saraiva.html