10% de desconto

Ocupação Da Mãe eBook

de Paola D'Agostino
Editor: Companhia das Letras, junho de 2026 ‧
10,99€
9,89€
10% DESCONTO IMEDIATO
DISPONIBILIDADE IMEDIATA
eBook com proteção wookreader
No Sul de Itália, na década de 1970, uma mulher gravemente doente engravida, e tem de tomar uma decisão drástica: continuar a tratar-se para sobreviver, ou interromper os tratamentos para dar à luz. O caminho que ela escolhe é condição de existência deste livro. Em Ocupação da Mãe, Paola D’Agostino procura forjar uma língua partilhada entre mãe e filha, para construir a narrativa de um laço que nunca chegou a existir.

Face à ausência da voz da mãe, face ao silêncio instalado depois da sua morte, a autora cultiva a escuta e a contemplação. Coloca o ouvido na terra, procurando discernir o rumor surdo que a atravessa e unir pontos invisíveis da sua própria vida. Observa, como se perante uma fotografia, a condição feminina numa sociedade católica, conservadora, patriarcal, onde as escolhas são limitadas e os sonhos de liberdade, infindos.

Se não tivermos conhecido a nossa mãe, talvez nos falte para sempre uma língua materna, ou talvez fiquemos numa travessia sem começo nem fim. Este é um livro que põe em cena o desejo primordial de pertença e, paradoxalmente, o impulso permanente de mudança. A travessia, afinal, é contra o esquecimento.

Ocupação Da Mãe

de Paola D'Agostino

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895962495
Editor: Companhia das Letras
Data de Lançamento: junho de 2026
Idioma: Português
Páginas: 144
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação Temática: eBooks em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789895962495
Acessibilidade: Ver características de acessibilidade indicadas pelo editor

SOBRE O AUTOR

Paola D'Agostino

PPaola D’Agostino nasceu em Itália, em 1975, e vive em Lisboa desde 2000. Especializada em Literatura Portuguesa Contemporânea, tem exercido diversas atividades nas áreas da edição, da tradução, do ensino e da assessoria de imprensa. Pratica a escrita literária numa abordagem bilíngue, movendo-se entre poesia e prosa. Publicou os livros de ficção Largo das necessidades (2006), Este frio e outras histórias de amor (2011) e Tancredi, o napolitano (2021), bem como as coletâneas de poesia Dançam; dançam (escrito a quatro mãos com Marta Navarro), Catar catataus (2015) e Occhi da gigante e cuore di perla (2025). Os seus textos estão incluídos em revistas e antologias em Itália, Portugal, Alemanha e Brasil. Traduziu, para italiano, escritores como Eduardo Lourenço, Maria Gabriela Llansol e Álvaro de Campos.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR