10% de desconto

O Poder Dos Mapas eBook

de José Gomes Ferreira
Livro eBook
Editor: Oficina do Livro, novembro de 2024 ‧
11,99€
10,79€
10% DESCONTO IMEDIATO
DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Ebook para wook reader
As grandes descobertas oficiais como as das Caraíbas por Colombo, da Índia por Vasco da Gama ou do Brasil por Álvares Cabral foram precedidas de numerosas viagens secretas de portugueses que estudaram sistemas de ventos e de correntes e mapearam ilhas e costas, num conjunto de informações que foi tratado como segredo de Estado.
Ainda que secretos, porém, esses conhecimentos contribuíram para os paradoxos que os mapas do mundo dos séculos XV e XVI deixam transparecer. Alguns contêm muito mais dados do que os registos dos cronistas ao serviço dos monarcas da época; outros mostram sinais de manipulação destinada a servir os interesses desses soberanos; outros, ainda, revelam ter sido redesenhados a partir de portulanos desviados, resultando em cartas que, embora contendo toda a informação originalmente registada, são absurdas.
Depois de Factos Escondidos da História de Portugal e O Segredo da Descoberta Portuguesa das Américas, José Gomes Ferreira regressa aos livros com mais uma investigação empolgante, mergulhando num passado remoto para resgatar provas das políticas de censura, propaganda e espionagem e as falsidades por elas desencadeadas numa das eras mais arrebatadoras de todos os tempos.

O Poder Dos Mapas

de José Gomes Ferreira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895812868
Editor: Oficina do Livro
Data de Lançamento: novembro de 2024
Idioma: Português
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação Temática: eBooks em Português > História > História em Geral
EAN: 9789895812868
Acessibilidade: Ver características de acessibilidade indicadas pelo editor

SOBRE O AUTOR

José Gomes Ferreira

Escritor português, nasceu em 1900, no Porto, e morreu em 1985, em Lisboa. A sua poesia encontra-se coligida em Poeta Militante (6 vols., 1977-78). No domínio da ficção, publicou O Mundo dos Outros (1950), Aventuras Maravilhosas de João Sem Medo (1963), Tempo Escandinavo (1969) e O Irreal Quotidiano (1971). Merecem também referência as suas memórias, com o título A Memória das Palavras (ou o Gosto de Falar de Mim) (1965). Da sua escrita ressalta uma grande preocupação humanística, com constante atenção aos problemas do nosso tempo, glosando temas como a liberdade, a dignidade humana e a solidariedade para com os outros, sobretudo no sofrimento.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR