10% de desconto

O Livro dos Fazedores eBook

Toda a experiência dos maiores empreendedores de Portugal

de Mariana Barbosa

Livro eBook
editor: Self PT, outubro de 2018
Portugal vive um dos momentos mais intensos no seu tecido empresarial. Empresas inovadoras nascem todos os dias e a palavra startup invade conversas de todos os que sonham fazer mais. Muitos já o fizeram e, embora não façam capas de jornais, têm incríveis histórias para contar. Trata-se de empresas que muitos nem sabem que são portuguesas, porque hoje o mundo não tem fronteiras. São exemplos de enorme sucesso e insucesso, sorte e azar, emoções fortes e muito "acreditar".

Este livro é um manual para aqueles que querem aprender com quem já fez. Para os que querem fazer bem, evitando os erros cometidos pelos que aprenderam no terreno. Experiências sempre contadas na primeira pessoa. Além de ter as melhores dicas para fundar ou pensar em criar uma startup, O Livro dos Fazedores acompanha, em forma de relato intimista, a experiência dos fazedores nacionais mais conhecidos. Histórias inéditas vividas por startups como a Feedzai, a Uniplaces, a Talkdesk, a Codacy ou A Padaria Portuguesa e contadas pelos seus protagonistas.

O Livro dos Fazedores é sobre quem há muito faz pelo prazer de fazer. A autora, a jornalista Mariana Barbosa, acompanha há quase uma década a vida das startups fundadas em solo português, por fazedores nacionais e internacionais. Já se tornou assim uma referência na partilha de conhecimento e experiência neste mundo de tração, rondas de financiamento e unicórnios.

O que é afinal um fazedor? Como criar e viabilizar uma ideia de negócio? Como seleccionar ajuda e procurar investimento? Quais as características de um bom líder? Qual a melhor maneira de chegar às pessoas? Como falhar e voltar a tentar? Todo o processo da ideia à prática, contado na primeira pessoa.

"Este livro é um testemunho do que aconteceu pela mão de quem lá estava em cada minuto." - João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria, co-fundador da Startup Lisboa.


O Livro dos Fazedores

Toda a experiência dos maiores empreendedores de Portugal

de Mariana Barbosa

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898853462
Editor: Self PT
Data de Lançamento: outubro de 2018
Páginas: 136
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação temática: eBooks em Português > Economia, Finanças e Contabilidade > Economia eBooks em Português > Gestão > Organizações de Empresas eBooks em Português > Gestão > Gestão e Organização
EAN: 9789898853462
Mariana Barbosa

Mariana de Araújo Barbosa nasceu em Coimbra, em 1985, e é jornalista desde 2007. É a mais velha de cinco irmãos. Viveu em Rio Maior até 2003, ano em que se mudou para Lisboa para estudar Ciências da Comunicação na Universidade Nova. Fez Erasmus na Complutense de Madrid e entrou pela primeira vez na redação da TSF em 2007, onde estagiou. Passou pela redação do Rádio Clube Português e da revista Actualidade-Economia Ibérica e, em 2009, integrou a redação fundadora do diário i.

Dois anos mais tarde, integrou a equipa fundadora do Dinheiro Vivo e, na mesma altura, passa a fazer parte da secção de Economia do Diário de Notícias e Jornal de Notícias. Colaborou com a revista Time Out Lisboa, integrou a equipa fundadora da revista Tentações, da Sábado e, em 2013, mudou-se para a Argentina para fazer o mestrado em jornalismo e trabalhar na redação do La Nación, em Buenos Aires. Em 2014, coordenou a revista literária Estante e, no mesmo ano, junta-se às Chicas Poderosas, movimento de empoderamento feminino em jornalismo e comunicação, tornando-se, em 2016, embaixadora do movimento em Portugal. No mesmo ano, passa pela redação da Propublica, em Nova Iorque, e volta a Portugal onde integra a equipa fundadora do ECO - Economia Online como editora de Empresas.

Desde 2011 que escreve histórias de Fazedores: gente que pensa, planeia e cria negócios. Gosta mais de perguntar do que de responder, de escrever e de viajar. E, se puder fazer tudo, perfeito. Adora comer e cozinhar, vibra com mesas cheias, entusiasma-se com almoços transformados em jantares. Devoradora de histórias de pessoas, de fábricas, de mercados, de revistas e de pequenos-almoços, é curiosa acerca do destino mas, sobretudo, atenta ao caminho. Acaba sempre por regressar mas "está sempre no ir". Acredita cada vez mais em unicórnios.

(ver mais)