10% de desconto

O Ladrão De Cadernos eBook

de Gianni Solla
Livro eBook
Editor: Dom Quixote, Janeiro de 2025 ‧
12,99€
11,69€
10% DESCONTO IMEDIATO
DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Ebook para wook reader
«Ainda não sabíamos para que coisa nos dirigíamos, não sabíamos do que estávamos a fugir, tínhamos apenas a certeza dos nossos corpos jovens… A minha vida começou com aquele salto.»

Em Tora e Piccilli foi tudo sempre igual, o mundo começa e acaba ali. Davide é guardador de porcos, entende melhor os animais do que os homens, mas rouba cadernos no mercado da aldeia. Teresa, pelo contrário, anda na escola, tem o desejo de fugir e a audácia de quem sabe o que quer. Mas um dia chegam de Nápoles trinta e seis judeus, enviados pelo regime fascista para ali ficarem confinados. O Duce disse que deviam ser postos à parte, mas Davide vai à procura deles. Especialmente de Nicolas, que observa a lua através do telescópio e a nomeia «profundo peito do oceano». É a guerra que os faz encontrarem-se, depois separa-os. Até que os seus destinos são trocados.

Tora e Piccilli (a norte de Caserta), setembro de 1942. Davide passa os dias, por vezes até a noite, com os porcos que guarda: conhece-os tão bem que os chama pelo nome. Nasceu coxo e, por isso, é gozado pelos outros rapazes e maltratado pelo pai. Só Teresa, que passa as tardes a trabalhar na cordoaria da família e aproveita todo o tempo livre para ler, tem a coragem de o defender. Davide não consegue imaginar outra vida que não seja a de Tora. Teresa, pelo contrário, repete constantemente que um dia irá para longe, e Davide sabe que ela está a falar a sério. A chegada de trinta e seis judeus de Nápoles, enviados para a aldeia pelas autoridades fascistas, vai mudar as suas vidas para sempre. Nicolas, um rapaz judeu de uma beleza irrequieta, traz consigo um mundo desconhecido e perturba os seus dias. Davide começa a frequentar secretamente as aulas do pai de Nicolas, que criou uma escola clandestina.

E, assim, o filho analfabeto de um fascista aprende a ler e a escrever graças a um judeu. Juntos, Davide, Teresa e Nicolas exploram a paisagem em redor da aldeia, até às Ciampate del Diavolo (onde, segundo a crença popular, as pegadas do diabo estão impressas na encosta do vulcão extinto), mas também o mundo não expresso dos seus sentimentos. O fantasma de Nicolas acompanhará Davide nos anos seguintes, em Nápoles, depois da guerra. Quando trabalhar arduamente numa fábrica, quando começar acidentalmente a frequentar uma companhia de teatro, quando - já um homem, outro homem - pisar o palco como um ator aclamado.

Será o próprio Nicolas, vivo e, no entanto, tão parecido com um fantasma, que o levará de volta a Tora, onde tudo começou."

O Ladrão De Cadernos

de Gianni Solla

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722082433
Editor: Dom Quixote
Data de Lançamento: Janeiro de 2025
Idioma: Português
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação Temática: eBooks em Português > Literatura > Romance
eBooks em Português > Literatura > Ficção
EAN: 9789722082433
Acessibilidade: Ver características de acessibilidade indicadas pelo editor

Comovente

Ana Lúcia Loureiro

O enredo deste romance é a prova que da hostilidade pode nascer o bem. Com uma escrita simples e atraente, o leitor é levado a fazer com Davide o seu percurso de ascensão. E tudo começou com uma amizade improvável.

Romance cativante

Sarah Musgrave

“O ladrão de cadernos” de Gianni Solla é o primeiro romance que leio do autor. Estamos em Tora e Piccilli (a norte de Caserta, Itália), setembro de 1942. Na sua pequena aldeia, Davide um rapaz que guarda porcos porque tem um defeito numa das pernas e o seu pai acha que ele não serve para nada, nem para a escola. Davide sonha com as letras, com as sílabas, com as palavras e até aprende os nomes dos porcos que guarda, os únicos amigos que tem. Filho de um fascista, Davide vai aprender a ler com um professor judeu, que está escondido na aldeia. Será que saber ler e escrever o vai fazer ver o mundo? PONTOS FORTES: - leitura rápida - escrita bonita - história cativante - fascismo e 2ªGuerra Mundial -um men ino que sonha ser visto como uma pessoa normal - violência doméstica - pobreza extrema PONTOS FRACOS: - nada a registar Adorei este livro. Davide conquistou-me pela sua ingenuidade, pureza de espírito e inteligência. Um rapaz que apenas queria ir à escola como os outros da sua idade e que sonhava saber escrever e por isso roubava cadernos e tentava escrever as palavras. Uma história muito bonita. Cotação: 5 estrelas

SOBRE O AUTOR

Gianni Solla

Gianni Solla nasceu em 1974, em Nápoles, onde vive. É autor de contos, peças de teatro e romances, entre os quais O Ladrão de Cadernos, que está a ser traduzido em muitas línguas. Todas as suas obras foram elogiadas pela crítica e por outros autores.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU