10% de desconto

O Fado Da Severa eBook

de Maria João Lopo de Carvalho
Livro eBook
Editor: Oficina do Livro, setembro de 2018 ‧
11,99€
10% DESCONTO CARTÃO
DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Ebook para wook reader
Na Mouraria, cruzam-se dois mundos quando a noite cai. O dos marujos, dos rufiões, das mulheres de má vida, as tabernas enchem-se com os filhos enjeitados da cidade. À procura de consolo, de um regaço pago, de vinho e de fadistagem. Vão eles e os nobres, embuçados, em busca do fruto proibido. Longe do São Carlos, onde as damas e as jóias são legítimas, dos palácios nas Laranjeiras, mergulham no mundo sórdido e apaixonante onde se canta e bate o fado. E ninguém o faz melhor do que Severa, filha de cigano e de meretriz. Do pai herda o tom de pele, o sangue quente; da mãe a profissão e as artes de prender os homens. São muitos os que a visitam, mas só um lhe deixa marca, o conde de Vimioso. É dele e da Severa esta história, nascida entre corridas de toiros, casas de má fama, recitais privados.
É esse o amor proibido que Maria João Lopo de Carvalho tão bem evoca, num tom que nos remete para uma Lisboa feroz e verdadeira. Uma história onde brilham sempre a luz e as sombras dessa Lisboa e o indomável espírito de Severa: a cigana que inventou o fado, a mulher que vendeu o corpo - mas que nunca vendeu a alma.

O Fado Da Severa

de Maria João Lopo de Carvalho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897420054
Editor: Oficina do Livro
Data de Lançamento: setembro de 2018
Idioma: Português
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação Temática: eBooks em Português > Literatura > Romance
eBooks em Português > Literatura > Ficção
EAN: 9789897420054
Acessibilidade: Ver características de acessibilidade indicadas pelo editor

Uma lição de Fado

Ana Neto

Confessa sou , que adoro o tema. Adoro história, e tudo o que seja genuíno. Dai ter adquirido o livro, que me pareceu interessante e curioso. Bom, as expectativas foram atingidas, mas.... ficou a faltar o "mas". A escrita, embora sem intrincados linguísticos que possam fazer perder o interesse, não é realista nas formas e estilos. Parece-me, salvo diferente opinião, que em cada fala se está a tentar dar uma lição de história, se estão a compilar dados e informações de pesquisa. É um texto consistente? É. É um texto apaixonante, como deveria ser a vida da Severa? Não. Sinto-me como se estivesse a ver um documentário ou a ler uma tese de doutoramento, com frases feitas, por mais que a autora tente dar uma imagem da época. Não há alma neste fado, porque não há vida. É um relato de uma história inscrita na História de Lisboa, mas sem marca de paixão. Por tanto, as 3 estrelas. Pelo trabalho de pesquisa e pelo rigor histórico.

Uma viagem no tempo...

SG

É um livro que nos faz viajar no tempo, nos bairros de Lisboa. Um passeio pelas tabernas, fados e pela vida de Severa.

Mulher fadista

Emanuel Mourão

Uma história maravilhosa. Uma narrativa, quase biografia de Severa, fadista, baterista de Fado, Portuguesa do Povo amada por muitos, Mulher de tantos e da vida que nunca vendeu a alma só o corpo e perdendo-se por amor ou ternura, talvez!

O Fado da Severa

Ana Paula David

Excelente livro! Um romance histórico muito bem pesquisado e documentado, aliado a esta história que a maior parte de nós desconhece. Recomendo vivamente a leitura.

SOBRE O AUTOR

Maria João Lopo de Carvalho

Autora bestseller com mais de 200 mil livros vendidos, Maria João Lopo de Carvalho licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa. Foi professora de Português e de Inglês, criou a primeira escola de Inglês para crianças em Portugal e trabalhou como copywriter em publicidade. Passou ainda pelas áreas de Educação e Cultura na Câmara Municipal de Lisboa. Tem mais de oitenta títulos publicados, entre romances, manuais escolares – com a chancela do Instituto Camões – e livros infantojuvenis, a maior parte deles no Plano Nacional de Leitura, e todos os anos percorre as escolas de Norte a Sul do país, incentivando o gosto pela leitura entre crianças e adolescentes.
Escreveu romances históricos como Marquesa de Alorna (2011), que inspirou uma série televisiva a estrear em 2026 na RTP, Padeira de Aljubarrota (2013), Até Que o Amor Me Mate – As Mulheres de Camões (2016) ou O Fado da Severa (2018) e uma crónica humorística do glorioso passado nacional: História de Portugal de Cor e Salteada (2023). Antes desta história devida a Fausto de Figueiredo, já tinha romanceado a vida do patriarca da sua família em O Bisavô (2020).

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU