10% de desconto

O Estado Novo Em 101 Objetos eBook

de Fernanda Cachão
Livro eBook
editor: Lua de Papel, maio de 2025
18,99€
17,09€
10% DESCONTO IMEDIATO
EBOOK PARA ADE
Os objetos são palpáveis, materiais, não mentem. Escondidos do olhar, em arcas, gavetas, armazéns, remetem-se ao silêncio. Mas se lhes limparmos o pó dos dias e os observarmos com atenção, seremos capazes de ouvir as histórias que têm para contar. Durante cinco anos a jornalista Fernanda Cachão investigou o legado material do Estado Novo, os objetos que décadas de ditadura deixaram para trás. Escolheu 101, lote onde cabem desde a fivela que adornava o cinto da Mocidade Portuguesa, ao Chrysler Imperial, pertença de Salazar, que oito comunistas viriam a usar numa ousada fuga da Prisão de Caxias.

Cada um dos objetos ajuda a construir o retrato do regime. Por exemplo, as refeições servidas na primeira classe da TAP em baixelas de porcelana Vista Alegre e Secla (e que podiam incluir caviar ou lagosta) representam uma época e a sua classe dominante - mas servem também para evocar a criação da companhia aérea nacional ou lembrar o facto de o ditador só ter andado de avião uma vez.

O Estado Novo em 101 Objetos é, pois, uma fascinante montra do que foi a vida portuguesa no tempo da ditadura. Em textos breves, vivos, incisivos, cada peça, cada carta, cada documento suscitam um leque de observações e assinalam, na cronologia da nossa História, o ponto onde foram inscritos - para hoje, mais uma vez, recordarmos o que nunca deve ser esquecido.

O Estado Novo Em 101 Objetos

de Fernanda Cachão

Propriedade Descrição
ISBN: 9789892363745
Editor: Lua de Papel
Data de Lançamento: maio de 2025
Idioma: Português
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação temática: eBooks em Português > História > História em Geral
EAN: 9789892363745

SOBRE O AUTOR

Fernanda Cachão

Nasceu em Setúbal, no período em que Marcelo Caetano estava na presidência do Conselho de Ministros. Mudou-se no final da adolescência para Lisboa, onde ainda reside. Fernanda Cachão formou-se em jornalismo no CENJOR, tendo começado na profissão no vespertino A Capital. É pós-graduada em Escrita Literária, curso coordenado por Luísa Costa Gomes e Abel Barros Baptista na Universidade Lusófona. Participou no primeiro número da coleção Ficções (ed. Tinta Permanente), e em várias outras experiências de divulgação de autores nacionais. Fez uma pós-graduação em Edição: Livros e Novos Suportes Digitais, na Universidade Católica, e foi leitora de algumas editoras. Frequentou formações do Núcleo de Cinema Documental KINO-DOC e de Luiz Garcia/ Dobra, Festival Internacional de Cinema de Experimental (Brasil). Foi autora de podcasts, nomeadamente no âmbito do Doc-Online, uma parceria com a Universidade do Porto, Liberdade a Sério, com José Jorge Letria, pelos 50 anos do 25 de Abril 1974, e corresponsável pela coordenação da série A Minha Guerra, estes últimos do Correio da Manhã, onde atualmente é editora da revista Domingo. Em mais de trinta anos de jornalismo, colaborou ainda em O Jornal, no Euronotícias, na Focus, no Público, em Os Meus Livros e na Sábado. É licenciada em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR