20% de desconto

Famílias Endividadas - Uma Abordagem De Economia Política E Comportamental eBook

de Ana Cordeiro Santos

Livro eBook
editor: Edições Almedina, dezembro de 2015
O endividamento das famílias constitui uma das transformações mais marcantes da sociedade portuguesa, tendo adquirido maior relevância com a crise económica, que colocou a descoberto a vulnerabilidade gerada pela dívida.

Mas o endividamento das famílias não é uma peculiaridade nacional. É um fenómeno partilhado pela generalidade das economias capitalistas desenvolvidas, evidenciando a presença de causas comuns. Destaca-se a crescente hegemonia de políticas neoliberais de promoção dos mercados financeiros, resultando numa crescente imbricação dos Estados, das empresas e das famílias com a finança, sendo a dívida das famílias uma das suas principais manifestações.

Reunindo os contributos de investigadores das áreas da economia política, economia comportamental, psicologia cognitiva e social e do direito, este livro aborda a problemática da dívida de um modo abrangente. Analisa a relação entre a decisão individual no campo financeiro e os seus contextos, e debate o modo como a sociedade lida com a dívida e com o incumprimento do devedor.

Famílias Endividadas - Uma Abordagem De Economia Política E Comportamental

de Ana Cordeiro Santos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724063966
Editor: Edições Almedina
Data de Lançamento: dezembro de 2015
Idioma: Português
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação temática: eBooks em Português > Economia, Finanças e Contabilidade > Economia eBooks em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789724063966
Ana Cordeiro Santos

Ana Cordeiro Santos, doutorada em Economia e Filosofia pela Universidade Erasmus de Roterdão, Holanda, é investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde integra o Núcleo de Estudos sobre a Ciência, Economia e Sociedade (NECES). O seu trabalho de investigação tem incidido sobre as implicações epistémicas, sociais e políticas da ciência económica, nomeadamente o papel de desenvolvimentos recentes neste domínio na construção de mercados e de outras instituições sociais. Tem-se também debruçado sobre os temas da financeirização e o endividamento das famílias.

(ver mais)