Explosão eBook

Romance Da Etnologia

de Hubert Fichte

editor: Hedra, janeiro de 2018
Autoficcional, experimental e metaliterário, Explosão é um romance insólito nascido das viagens de Hubert Fichte ao Brasil. Autor de interesses diversificados, Fichte concentra-se sobretudo nas perscrutações acerca das culturas africanas e afrodiaspóricas, chegando às terras brasileiras para pesquisar, por meio de uma etnografia subjetiva, religiões sincréticas afrobrasileiras. Sendo ele mesmo homossexual, vive, observa e relata também o universo gay, ainda muito marginalizado nos anos 1970 e 1980.Jäcki e Irma, os protagonistas, constituem projeções autoficcionais do próprio Fichte e de sua companheira, a fotógrafa Leonore Mau. Viajando pelo Rio de Janeiro, Salvador, São Luís do Maranhão e outras localidades ao norte e nordeste do país, os dois descobrem, a partir do ponto de vista da vivência subjetiva, a riqueza das religiões afrobrasileiras, travam conhecimento com pais e mães de santo, mergulham na cosmologia do candomblé e da umbanda, e participam de rituais diversos. Em meio a essas investigações etnoreligiosas, Jäcki narra suas vivências e encontros sexuais com homens e suas perambulações por zonas de prostituição homossexual, em descrições vívidas e pungentes, bem como as perseguições policiais e violências de toda a sorte cometidas contra gays e travestis no Brasil da ditadura militar e da redemocratização.Entre carnavais, prostíbulos, oferendas aos orixás, índices de violência e desemprego, Jäcki encontra também nomes célebres da intelectualidade ativos no Brasil e na América do Sul de seu tempo, como Pierre Verger, Oscar Niemayer, Jorge Luis Borges e Salvador Allende, todos relatados ao longo do seu processo de narrar e autonarrar.

Explosão

Romance Da Etnologia

de Hubert Fichte

ISBN: 9788577155682
Editor: Hedra
Ano: 2018
Idioma: Português do Brasil
Páginas: 844
Tipo de produto: eBook
Formato: ePUB i
Classificação temática: eBooks em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9788577155682
Hubert Fichte

Hubert Fichte nasceu em 1935 em Perleberg (Brandenburg) e cresceu em Hamburgo onde, desde pequeno, foi ator.
Entre 1952 e 1954 passa períodos em Itália e França, onde foi pastor, na Provence.
Seguiu depois estudos numa escola agrícola e passou um período na Suécia, num orfanato.
Em 1961 viajou com a sua amiga e companheira Leonore Mau, fotógrafa.
A partir do ano de 1963, Fichte vive da escrita em Hamburgo.
Nos anos 70 viaja pela América do sul e central, passando pelo Brasil, Argentina, Chile, Haiti. Seguem-se, mais tarde, a Tanzânia, Etiópia, Trinidad, República Dominicana, Grenada, etc.
As suas obras mais importantes são O Orfanato (1964), A Palette (1968) e Ensaio sobre a puberdade (1974), os relatos de viagem etnopoéticos Xangô (1976) e Salsa (1980), bem como o roman fleuve em vários volumes História da sensibilidade (a partir de 1987).
Hubert Fichte morreu em Hamburgo em 1986.

(ver mais)