10% de desconto

Compêndio Histórico da Universidade de Coimbra eBook

de José Eduardo Franco, Junta de Providência Literária, Marquês de Pombal e Sara Marques Pereira

Livro eBook
editor: Theya Editores, março de 2017
Publicado em 1771, ainda em pleno consulado pombalino, o Compêndio Histórico representa a primeira denúncia oficial, extremamente violenta, da decadência a que chegou, já na segunda metade do século XVIII, a Universidade portuguesa.
Foi no plano das reformas, em especial nas reformas da Educação, do Santo Ofício e da Censura, que, de uma forma mais incisiva, foi utilizada pelo Governo Pombalino a ideologia antijesuítica para operar a sua justificação política em ordem a explicar a urgência e radicalidade reformista. Estas reformas emblemáticas foram inseridas num dos vetores programáticos prioritários no plano do discurso. Elas integram-se, lato sensu, no programa pombalino de desjesuitização geral do País aplicado exaustivamente depois da expulsão dos Jesuítas, como condição propedêutica para iluminar Portugal e fazer o nosso país aproximar-se da Europa do Progresso, Culta e Polida.
Numa boa parte dos documentos legislativos pombalinos que visaram instituir programas reformistas, são sempre os "estragos" praticados pelos Jesuítas que são invocados liminarmente como uma espécie de motivo fundamental, rasando frequentemente a fronteira da demagogia, para justificar a necessidade da intervenção legisladora do Estado.
O Compêndio Histórico da Universidade, que se apresenta como uma espécie de documento-relatório, enquadra-se neste género de literatura legitimadora das reformas pombalinas e mitificante da alegada ação degeneradora da Companhia de Jesus. O Marquês de Pombal patrocinou e supervisionou, no plano pedagógico, a elaboração e publicação desta obra paradigmática com vista a fundamentar a avaliação negativa da ação educativa dos Jesuítas em Portugal, a partir da Universidade de Coimbra.
O paradigma educativo que a reforma pombalina queria revogar e substituir é ali identificado com o jesuitismo pedagógico e este com a escolástica, que teria feito mergulhar as Letras e as Ciências lusitanas numa escuridão que urgia iluminar"através de um processo reformista depuratório das causas recenseadas de tão devastadora decadência.
Esta obra, ao lado da Dedução Cronológica e Analítica, é uma das mais emblemáticas da produção ideológica política pombalina e teve uma influência significativa na fundamentação da sua reforma universitária, bem como nas sucessivas leituras pós-pombalinas da História da Educação em Portugal.

Compêndio Histórico da Universidade de Coimbra

de José Eduardo Franco, Junta de Providência Literária, Marquês de Pombal e Sara Marques Pereira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898814494
Editor: Theya Editores
Data de Lançamento: março de 2017
Páginas: 480
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação temática: eBooks em Português > História > História de Portugal eBooks em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789898814494
Memórias do Liceu Português

Memórias do Liceu Português

10%
Livros Horizonte
20,70€ 10% CARTÃO
portes grátis
Feminino ao Sul

Feminino ao Sul

10%
Livros Horizonte
23,32€ 10% CARTÃO
portes grátis