10% de desconto

Cláudio E Constantino eBook

de Luísa Costa Gomes
Livro eBook
Editor: Dom Quixote, junho de 2014 ‧
9,99€
10% DESCONTO CARTÃO
DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Ebook para wook reader
Cláudio e Constantino é uma novela rústica em paradoxos* - tem família em Voltaire e na Condessa de Ségur, mas também em Sterne, em Proust, na tradição romântica, nas Mil e Uma Noites… É um texto que usa um dispositivo ficcional paródico e humorístico para apresentar e brincar com alguns dos paradoxos clássicos da História da Filosofia. Dito assim, parece um romance filosófico, mas não… É sobretudo uma ficção que propõe um universo utópico, afectuoso e leve onde dois irmãos se deparam a cada momento com as grandes e pequenas questões que o conhecimento do mundo permanentemente lhes coloca.

*Paradoxo: Contradição ou conceito que desafia a lógica, pelo menos aparentemente.

Cláudio E Constantino

de Luísa Costa Gomes

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722055147
Editor: Dom Quixote
Data de Lançamento: junho de 2014
Idioma: Português
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação Temática: eBooks em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789722055147
Acessibilidade: Ver características de acessibilidade indicadas pelo editor

Os dilemas da vida

Claudino Moura

As questões que nos surgem ao crescer, ao quer fazer e ser, quanto ao amor, ao mundo, à família, ao pensar, são todas tratadas neste livro de Luísa Costa Gomes. A escrita é límpida e em nenhum momento nos confundimos quanto ao desenrolar das histórias e às personagens. Mais para o fim do livro, o enredo envereda por umregisto onírico, mais fantasioso. Gostei muito e recomendo vivamente.

Diferente

Maria João Felicio

O livro tem uma história diferente do que é habitual, por vezes torna-se um pouco confuso, no entanto não deixa de ser interessante. Penso que não será um livro muito adequado para contexto escolar para realização de contrato de leitura. O final da história é inconclusivo e inesperado

A estranheza

Maria Teresa Meireles

Há um ambiente de estranheza nos diálogos e nos contextos em que este livro se move. Cláudio e Constantino são duas crianças que pensam como adultos no meio de adultos que agem como crianças. Os seus diálogos percorrem questões filosóficas conhecidas ou reconhecíveis mas o livro, como um todo, não funciona. Acaba-se a sua leitura com a sensação de incompletude ou de algo que não se realizou. Para quem conhece a autora, este livro, de algum modo, desilude.

SOBRE O AUTOR

Luísa Costa Gomes

Luísa Costa Gomes nasceu em Lisboa, em 1954. Licenciou-se em Filosofia, foi professora do Ensino Secundário e dirigiu a FICÇÕES (revista de contos). É autora de romances, contos, crónicas e peças de teatro, entre as quais Nunca Nada de Ninguém, o libreto da ópera Corvo Branco, O Último a Rir, Actor Imperfeito, etc.
O seu primeiro romance, O Pequeno Mundo, ganhou o Prémio D. Diniz da Casa de Mateus e Olhos Verdes, o Prémio Máxima de Literatura. A obra Contos Outra Vez ganhou o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores. Publicou ainda, na Dom Quixote, os livros infantis A Galinha Que Cantava Ópera (2005), com ilustrações de Pierre Pratt, e Trava-Línguas (2006), com ilustrações de Jorge Nesbitt, A Pirata (2006), romance sobre a aventurosa vida da pirata Mary Read, e o livro Setembro e Outros Contos (2007).
O seu romance Ilusão (ou o que quiserem) (2009) recebeu, em 2010, o Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol, «pela inovação e ágil registo estilístico», como referiu em ata o júri, e o Prémio de Ficção do PEN Clube, ex aequo com Dulce Maria Cardoso.
Cláudio e Constantino (2014) venceu o Grande Prémio de Literatura dst e Florinhas de Soror Nada, a Vida de Uma Não-Santa (2018), o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues. Afastar-se (Treze Contos sobre Água) (2021) foi distinguido com o Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d’Escritas 2022.
Visitar Amigos e Outros Contos (2024) é o seu mais recente livro de ficção.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU