10% de desconto

Carta a Um Jovem Decente eBook

de Mafalda Anjos
Livro eBook
Editor: Contraponto Editores, novembro de 2024 ‧
11,99€
10,79€
10% DESCONTO IMEDIATO
DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Ebook para wook reader
Quando a minha filha mais velha fez 18 anos, escrevi-lhe uma carta. Voltei a fazê-lo três anos depois, para o meu segundo filho. A ideia não foi dar lições de vida nem doutrinar: quis simplesmente partilhar experiências, perplexidades, falhanços e algumas, poucas, conclusões. Se há privilégio que vem com a idade é o de saber questionar mais e concluir menos. Pretendi também registar o ar dos tempos, refletir sobre o que andamos por estes dias aqui a fazer e como podemos ser pessoas melhores e mais felizes. Esbocei um pequeno manual sobre como não ser um imbecil.

Tive uma ideia aglutinadora em mente: a decência. É que sempre que penso naquilo a que aspiro para os meus filhos, costumo dizer que quero sobretudo que sejam «seres humanos decentes». Este é um conceito volátil, que a Internet e as suas bolhas ajudaram, nos últimos anos, a relativizar. As redes sociais - sem rostos, sem moderação e sem pudor - são o faroeste da indecência.

Para um jovem que nasceu ou cresceu neste milénio, com o mundo envolto numa bruma que mistura medo, ressentimento e estupidez, estão reunidas as condições para que tudo possa ser muito confuso.

Este livro parte desta ideia e amplia-a. É um modestíssimo contributo para a (re)construção de uma ideia de decência, a pensar sobretudo nos jovens, mas também nos pais, avós, educadores, e em todos os que se interessam pela vida pública. E inclui também no prefácio as lições de vida de vinte notáveis portugueses.

Escrevi-o como se fosse para os meus filhos. E por isso - uma bizarria em tempos de ódio - está também carregado de amor.

Carta a Um Jovem Decente

de Mafalda Anjos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896665012
Editor: Contraponto Editores
Data de Lançamento: novembro de 2024
Páginas: 200
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação Temática: eBooks em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789896665012
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

Um mimo

Ler, um prazer adquirido

Não se tem falado muito deste livro por aí mas devia. Um contributo que, inclui respeito, empatia, solidariedade, honestidade mas também moderação, que escasseia cada vez mais neste mundo entrincheirado e polarizado. Um contributo de bom senso. Parece escusado de tão banal mas tão necessário. O título remete para Rainier Marie Rilke com o seu Cartas a um jovem poeta mas não há missivas mas temas. Como ser decente (uma palavra muito divertida e muito séria que engloba tanto). Aliás, toda a narrativa é leve, bem disposta e lê-se numa hora ou duas. Não pude deixar de o recomendar à minha filha. Um mimo!

Boas práticas que vão caindo em desuso

Paulo

Para mim, a frase que melhor resume o conceito deste livro é da própria autora "A tolerância é o óleo do motor da sociedade e da democracia". Porém, receio que para interiorizar verdadeiramente o sentido deste livro, ou o jovem tem de ser mais jovem do que aquele a quem maioritariamente se destina, ou aos mais velhos, e esses já irão tarde para moldar comportamentos e pensamentos. A decência é um bem cada vez mais escasso na humanidade e a batalha contra essa evolução, parecendo cada vez mais inglória, precisa ainda assim de continuar a ser combatida. O livro levanta importantes questões e é no geral, agradável de ler.

Carta que todos os jovens deviam ler

Rosa

Ofereci este livro ao meu filho mais velho, há poucos dias pelo seu 18.o aniversário. Vou oferece-lo aos meus afilhados no Natal. É muito interessante pelos exemplos, conselhos e ensinamentos que transmite. Simples mas essencial.

SOBRE O AUTOR

Mafalda Anjos

Mafalda Anjos nasceu em 1975 e tem quatro filhos. Casada há mais de duas décadas, tem três cães, uma horta biológica e uma carrinha Pão de Forma chamada Marisol.
Educada na Escola Alemã e licenciada em Direito, é jornalista, comentadora na CNN Portugal desde o dia de estreia do canal, em 2021, e colaboradora da Antena 1. Foi durante sete anos diretora da revista VISÃO, além de fundadora e diretora das revistas VISÃO Saúde, Visão Biografia e A Nossa Prima. Antes disso, foi responsável pela revista do Expresso durante sete anos, subdiretora do Semanário Económico, e jornalista nas revistas Focus e Exame. É coautora dos livros Psicologia da Estupidez na Política e 101 Perguntas e Respostas do Direito da Internet e da Informática.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU