10% de desconto

Africanos e Jesuítas eBook

Experiência Missionária dos Jesuítas em Moçambique

de Zélia Pereira

editor: Theya Editores, março de 2017
A obra Africanos e Jesuítas apresenta o retrato histórico da ação da Companhia de Jesus em Moçambique sob o Estado Novo.

"Zélia Pereira, arguta e tenaz investigadora da nova geração de historiadores portugueses, assume com mérito, neste livro, o risco imenso de explorar e dar a conhecer o passado de forma distanciada e crítica. O risco é sempre maior e mais melindrosa é a abordagem quando de história contemporânea se trata; e mais ainda de história contemporânea recente, em que alguns dos protagonistas estão vivos. [...] Pela leitura apaixonante que esta obra nos proporciona, observamos com grande satisfação que Zélia Pereira conseguiu largamente vencer com coragem os pruridos da tentação de escamoteamento. Ela oferece-nos uma história crua e dura, quase arrepiantemente verdadeira e bem humana daquela que foi a aventura missionária dos Jesuítas em Moçambique durante o período do Estado Novo português.[...]
Em particular, neste livro é um contributo incontornável para a história ainda por fazer da Companhia de Jesus na contemporaneidade e, mais ainda, da história do papel, também ainda não estudado na sua abrangência plena, da missionação católica na "construção do modelo imperial do Estado Novo".
"Prefácio"
José Eduardo Franco

Africanos e Jesuítas

Experiência Missionária dos Jesuítas em Moçambique

de Zélia Pereira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898814555
Editor: Theya Editores
Data de Lançamento: março de 2017
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação temática: eBooks em Português > História > História de Portugal eBooks em Português > História > História da África eBooks em Português > Religião e Moral > Catolicismo
EAN: 9789898814555
Zélia Pereira

Licenciada em História (Fac. de Letras, Lisboa, 1995) e Mestre em História Social Contemporânea (ISCTE, 1999), cedo se embrenhou pelo mundo dos arquivos, por onde se veio a doutorar (PhD Ciências da Documentação e da Informação, Évora, 2018). Aolongo dos anos, colaborou em vários projetos de investigação na área da História e da Arquivística. Foram precisamente os arquivos que a levaram um dia a aterrar em solo de Timor-Leste ao serviço da Fundação Mário Soares. Ali bebeu água de coco e, em respeito à boa tradição local, quis o destino que Timor teimasse em regressar a si – ou talvez porque, num final de tarde quente em Díli, entrelaçou parte do seu coração nas raízes de um gigante gondoeiro. E assim foi parar um dia ao CES da UCoimbra onde encontrou liberdade para continuar a estudar Timor, desta vez como investigadora no projeto ADeTiL. A autodeterminação de Timor-Leste: um estudo de História Transnacional. O livro que o leitor ora tem entre as mãos resulta do caminho percorrido durante os anos desse projeto, que teve um momento feliz quando o Prémio Aristides de Sousa Mendes 2022 da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses foi atribuído (ex-aequo) a um trabalho assinado em conjunto com Rui Graça Feijó (reproduzido neste volume).

(ver mais)