São Boaventura

São Boaventura nasceu em 1221. Com 17 anos, entrou na Ordem franciscana. Foi eleito Ministro Geral da Ordem com 32 anos apenas, em 2 de fevereiro de 1257, sendo o quarto depois de São Francisco. O Sumo Pontífice Gregório X nomeou-o Cardeal-bispo de Albano. Em 1274, acompanhou o Papa ao Concílio de Lyon, cuja direção foi principalmente confiada às suas mãos. Aí morreu, com o peso dos trabalhos exaustivos do Concílio. O Papa sentiu tão profundamente a perda de Boaventura que ordenou a todos os sacerdotes do mundo que sufragassem a sua alma com uma Santa Missa.
São Boaventura foi o grande teólogo da Ordem franciscana. As suas obras têm, como as de São Tomás de Aquino, um valor permanente. Distinguem-se os seus escritos por uma alta piedade: ao mesmo tempo que o doutor instrui a inteligência, o santo inflama a vontade.
Boaventura foi canonizado em 1482 e tornou-se um dos Doutores da Igreja em 1587. Se de entre todas as obras místicas de São Boaventura, A Direção da Alma é a que mais notavelmente e com nitidez nos mostra mestre da vida espiritual, A Vida Perfeita é uma joia de literatura ascética.

bibliografia

X
recomendar
São Boaventura
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em 'confirmar'. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este autor:

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
selecione o livro adotado:
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.