Wook
Riane Eisler
Aos seis anos, Riane Eisler fugiu com a família da sua Áustria natal para escapar à perseguição dos nazis. Cresceu em Havana (Cuba), emigrando aos catorze anos para os Estados Unidos, onde se formou em sociologia e direito pela Universidade de Los Angeles.
A sua primeira obra foi Dissolution (1977), seguida de The Equal Rights Handbook (1978), o primeiro livro de grande circulação defendendo a Emenda para os Direitos Iguais, uma iniciativa legislativa visando retirar da constituição norte-americana toda a discriminação baseada no sexo. Para além de O Cálice e a Espada (1987), a sua obra fundamental, Riane Eisler publicou ainda Sacred Pleasure: Sex, Myth and the Politics of the Body (1995), Women, Men and the Global Quality of Life (1995), Tomorrow's Children: A Blueprint for Partnership Education for the 21st Century (2000), o autobiográfico The Gate: A Memoir of Love and Reflection (2002) e The Power of Partnership: Seven Relationships That Will Change Your Life (2002).
É co-autora, com o marido David Loye, de The Partnership Way: New Tools for Living and Learning (1990), um complemento prático para O Cálice e a Espada.
Riane Eisler fundou diversas organizações educativas e de pesquisa, como o Programa Legal do Centro de Mulheres de Los Angeles e o Centro de Estudos de Parceria. Divide o seu tempo entre os diversos conselhos consultivos de que faz parte, a participação em conferências e o apoio à organização comunitária.