Marie-Joseph Lagrange

O Padre Marie-Joseph Lagrange, um dos mais notáveis exegetas católicos e fundador da École Biblique et Archéologique Française de Jérusalem e da Revue biblique, nasceu em 7 de Março de 1855, em Bourg-en-Bresse, no centro de França.
Em 1877, após estudos de direito, entra na Ordem Dominicana e recebe o hábito de frade pregador a 6 de Outubro de 1879, com o nome religioso de Marie-Joseph. Em 1880, a expulsão das ordens religiosas de França determina a sua ida para Salamanca, onde começa a aprender hebraico e prossegue a sua formação. Foi ordenado em 22 de Dezembro de 1883. Dedica-se, então, ao ensino de história da Igreja, até orientar-se definitivamente para o estudo da Bíblia, como era a sua vocação, e ir para Viena continuar a aprendizagem de línguas orientais.
Em fevereiro de 1889, é enviado para o convento de Saint-Étienne, em Jerusalém, com a finalidade de fundar uma escola da Sagrada Escritura. A inauguração da École pratique d’études bibliques tem lugar em 1890. Em seguida, funda a Revue biblique en 1892 e lança em 1900 a colecção dos Études bibliques. O Padre Lagrange aplica o método histórico-crítico ao estudo da Bíblia, suscitando a desconfiança de várias instâncias da Igreja. Suspeito de modernismo e de racionalismo, são-lhe proibidas publicação e recebe repreensões em 1907 e 1911, que ele aceita com espírito de obediência eclesial.
Em 1914, ao desencadear-se a I Guerra Mundial, e encontrando-se a Palestina sob o domínio otomano, é expulso pelos turcos e vai para Paris, onde continua as suas investigações. Com o fim da guerra, retoma as aulas na École Biblique, em Jerusalém, com o apoio dos professores que formara. A sua saúde debilitada obriga-o a voltar a França, em 1935. Morre a 10 de Março de 1938, deixando publicada uma vasta e valiosa obra científica, caracterizada por uma imensa erudição, originalidade e profundidade. Em 1988, foi aberto o seu processo de beatificação.
partilhar

bibliografia

Edições Tenacitas
Edição:02-2017
0,00€
X
recomendar
Marie-Joseph Lagrange
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em 'confirmar'. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este autor:

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet MBWay, quando a morada de envio selecionada é em Portugal.
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.