Maria Teresa Avelino Pires

Natural da cidade da Praia, Cabo Verde. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta e Doutorada em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa.
Atualmente é investigadora integrada do Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar (CHAM) da Universidade Nova de Lisboa.
Principais realizações:
Em 2003 obteve equiparação a bolseira de investigação, de cujo trabalho resultou uma tese de doutoramento intitulada O Município nas ilhas de Cabo Verde - séculos XV a XVIII, apresentada a provas públicas em 2009.
Em 2007 participou no evento 200 anos de Denúncia da Escravatura (1807-2007) apresentando o estudo "Bosquejo histórico do nascimento e extinção da escravatura nas ilhas de Cabo Verde," publicado em 2008.
Entre 2010 e 2011 colaborou com o Centro de Estudos de História do Instituto de Investigação Científica Tropical no projeto "Pequena nobreza e nobreza da terra na construção do Império: os arquipélagos atlânticos". No âmbito desse projeto elaborou 2 estudos: A ascensão de Manuel Gonçalves de Carvalho a governador interino das ilhas de Cabo Verde (reformulado para publicação) e Sebastião Fernandes Cação, um fidalgo português na costa da Guiné (inédito).
Em 2011 participou no Congresso Internacional Pequena Nobreza nos Impérios Ibéricos de Antigo Regime apresentando uma síntese do estudo "Percursos e rostos da pequena nobreza da ilha de Santiago de Cabo Verde nos séculos XVI a XVIII", publicado em Atas do referido Congresso.
Em 2012 participou no Colóquio Internacional Cabo-Verde e Guiné-Bissau: Percursos do Saber e da Ciência, (21 a 23 de Junho), Lisboa, IICT, ISCSP, UTL, com o estudo "O exercício do poder na ilha de Santiago entre 1767 e 1796" publicado em Atas do mesmo.
Em 2013 lançou o livro O Domínio do poder e o poder dos Homens - os governos interinos camarários das ilhas de Cabo Verde - Séculos XVII e XVIII.
Ainda em 2013 participou no Congresso Internacional A Ordem de Cristo e a Expansão Portuguesa, promovido pela Sociedade de Geografia de Lisboa apresentando o texto "Os cavaleiros da Ordem de Cristo nas ilhas de Cabo Verde".
Em 2014 concluiu o estudo A moeda em Cabo Verde até meados do século XIX e participou no Congresso Internacional Município e Poderes Locais em África com o texto "O poder municipal em Santiago de Cabo Verde entre 1500 e 1770". De momento, entre vários trabalhos de investigação, prepara a publicação da biografia de uma figura marcante na história das ilhas Cabo Verde, O coronel João Freire de Andrade (século XVIII).
X
recomendar
Maria Teresa Avelino Pires
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em 'confirmar'. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este autor:

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
selecione o livro adotado:
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.