Fotografia de José Manuel Barroso

José Manuel Barroso

Nasceu na Vila das Lajes do Pico, Açores, em 1943. Andou pelo mundo quase todo, como jornalista. Viveu no Alentejo, no Algarve, na Madeira, em Lisboa e no Porto, e em África (Guiné-Bissau). Iniciou-se nas artes do jornalismo no Funchal, no semanário Comércio do Funchal. Depois trabalhou em vários diários de Lisboa, nomeadamente República, Jornal Novo e semanário O Jornal. Ingressou em 1978 na agência de notícias Anop, da qual foi diretor. Foi ainda diretor da agência Lusa da qual foi posteriormente Presidente. Foi também diretor dos diários O Primeiro de Janeiro, no Porto, e Diário de Notícias, de Lisboa.
Como jornalista ganhou o Prémio de Jornalismo, do clube português de imprensa, pelos seus trabalhos sobre a transição portuguesa para a democracia (publicados em livro, Segredos de Abril, com prefácio do Professor José Manuel Medeiros Ferreira). Capitão miliciano na Guiné, durante a guerra colonial, foi assessor de imprensa do comandante/chefe e governador, general António de Spínola – e membro do movimento dos capitães. Foi condecorado com o grau de Grande Oficial da Ordem da Liberdade, pelo Presidente da República, em 2021, na sua qualidade de Capitão de Abril. Começou a escrever poesia durante a pandemia da Covid.
Tem publicados três livros: Se ficares conto-te o meu sonho, Húmus, em dezembro de 2023; Monchique, On Y Va, em 2024; e Se ficares conto-te o meu sonho, seguido de Viagem, Húmus, também em 2024. Ganhou o prémio de conto (+65) da Aveiro Capital Portuguesa da Cultura, em 2024, por voto unânime do júri presidido pelo escritor Gonçalo M. Tavares. Lajes é uma evocação da sua vila e da sua ilha do Pico e o seu quarto livro de poesia, Letras Lavadas, em 2025.

bibliografia

ordenação

Quem comprou este autor também comprou

X
recomendar
José Manuel Barroso
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.
A sua identificação:
A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:
X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
ficha.popup.recommend.error.title
X
selecione o livro adotado:
X
Ocorreu um erro!
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.