Fotografia de John Lennon

John Lennon

John Lennon foi um dos músicos mais icónicos e influentes do século XX, conhecido mundialmente como membro dos The Beatles, uma das bandas mais revolucionárias e populares da história da música. Nascido em 9 de outubro de 1940, em Liverpool, Inglaterra, Lennon tornou-se uma figura central na cultura pop e na música, sendo também reconhecido pelo seu ativismo político e pela sua visão única sobre a paz e a liberdade.

Antes de se juntar aos Beatles, Lennon formou a banda The Quarrymen, que mais tarde se transformaria nos Beatles, junto a Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Com os Beatles, Lennon foi responsável por algumas das músicas mais célebres e inovadoras do rock, como "Imagine", "Help!", "A Hard Day’s Night", "Strawberry Fields Forever" e "Come Together". Suas colaborações com McCartney resultaram em uma série de sucessos, com letras que abordavam temas como amor, liberdade, paz e a experiência humana.

Após a separação dos Beatles em 1970, Lennon seguiu uma carreira a solo marcada por sucessos como Imagine (1971), que se tornaria um dos seus maiores hinos de paz. A canção "Imagine", com sua mensagem utópica de harmonia mundial, continua a ser um dos temas mais reconhecíveis e impactantes de todos os tempos. Lennon também lançou álbuns como Plastic Ono Band (1970), Some Time in New York City (1972) e Mind Games (1973), explorando temas pessoais, políticos e sociais com uma abordagem intimista e desafiadora.

Além da sua carreira musical, Lennon tornou-se um ativista de renome, usando a sua plataforma para promover a paz e a justiça social, especialmente durante os anos 60 e 70. Ele e sua esposa, Yoko Ono, realizaram ações públicas como o famoso Bed-In for Peace em 1969, em que se hospedaram em hotéis e faziam apelos à paz mundial. A sua oposição à guerra do Vietnã e a sua ativismo político o tornaram uma figura controversa para alguns, mas um símbolo de resistência para outros.

Em 1980, John Lennon foi tragicamente assassinado em Nova Iorque, aos 40 anos, pelo ex-fanático Mark David Chapman. Sua morte chocou o mundo e marcou o fim de uma era. No entanto, o legado de Lennon como músico, poeta e ativista continua a influenciar gerações. Suas músicas, sua mensagem de paz e sua busca pela verdade permanecem uma parte fundamental da cultura popular e da história da música.

discografia

X
recomendar
John Lennon
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em 'confirmar'. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este autor:

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
selecione o livro adotado:
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.