Fotografia de Joel Cleto

Joel Cleto

Arqueólogo, Historiador e divulgador da História e Património. Nasceu no Porto em 1965. Licenciado em História (1987) e Mestre em Arqueologia (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Formador de Professores nas áreas de Arqueologia e História, acreditado pela Universidade do Minho (1997); professor Especialista pelo Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto (2015), onde é docente na licenciatura em Turismo e integra o respetivo centro de investigação (NIDISAG). A sua atividade letiva estende-se, também, ao Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes.

Assegura ininterrupta e semanalmente, desde 2006, programas dedicados à História e Património na estação de televisão "Porto Canal". A sua série "Caminhos da História" obteve, em 2016, o Prémio Melhor Trabalho Media da Associação Portuguesa de Museologia. O mesmo programa merecera-lhe já, em 2012, a nomeação pela Sociedade Portuguesa de Autores como autor de um dos três melhores programas de entretenimento/culturais de televisão portuguesa. Autor de vários livros (alguns traduzidos para inglês, espanhol e italiano) e de dezenas de ensaios e estudos de investigação, editados em publicações da especialidade, é desde 2008 colaborador permanente da revista "O Tripeiro", editada pela Associação Comercial do Porto, e pertence desde 2015 ao conselho editorial da revista "História – Jornal de Notícias". Pertenceu aos quadros da Câmara Municipal de Matosinhos de 1987 a 2014. Nesta Autarquia foi arqueólogo e, entre outros, desempenhou o cargo de Chefe da Divisão da Cultura e Museus, coordenou o Gabinete Municipal de Arqueologia e História, e dirigiu o Museu da Quinta de Santiago. Tem-se preocupado igualmente com a divulgação junto do grande público das temáticas relacionadas com a História e o Património, através de conferências, palestras, ciclos de visitas de estudo e publicação de artigos na imprensa. Entre outras distinções, foi galardoado pela Autarquia do Porto com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, e integra desde 2017 o Conselho Municipal de Cultura do Porto.

bibliografia

idioma
ordenação

Quem comprou este autor também comprou

X
recomendar
Joel Cleto
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.
A sua identificação:
A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:
X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
ficha.popup.recommend.error.title
X
selecione o livro adotado:
X
Ocorreu um erro!
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.