Fernando Parente

Fernando Parente é Vice-Secretário Geral da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU). A sua atividade sempre esteve associada à gestão e desenvolvimento do Desporto no Ensino Superior e na relação com entidades do setor do Desporto, da Saúde e Educação, desde o nível local até ao desenvolvimento de iniciativas com entidades internacionais. Destacam-se algumas iniciativas de coordenação de programas de Certificação Mundial, tais como para as Universidades no âmbito do Bem-Estar "Healthy Campus" e, mais recentemente, no âmbito do Desporto para Todos para as Federações Internacionais e Nacionais, o programa "Interact+" promovido pela TAFISA.
Desenvolveu as funções de Diretor de Serviços de Desporto e Cultura entre os anos de 1994 e 2018 na Universidade do Minho, considerada a Universidade da Década pela Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) entre 2009-2019. Em 2017, foi considerado Gestor de Desporto do Ano em Portugal pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD).
Possui vasta experiência na área da docência no ensino superior, como consultor desportivo e dirigente em outras organizações nacionais e internacionais, destacando-se as posições de Presidente da APOGESD (2021-2023), Vice-Presidente do Sporting Clube de Braga de 2013 a 2021, Membro do Comité Executivo da FISU (2015-2019) e da EUSA (2011-2015), e de Vice-Presidente da FADU (Federação Académica de Desporto Universitário) (1993-1995).
É licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade do Porto, com várias pós-graduações nas áreas de Gestão do Desporto, Instalações Desportivas, Administração Pública e possui dois Mestrados: um na área de Gestão do Desporto (MEMOS I - IOC & Université Claude Bernard Lyon I) e outro em Educação Física e Lazer (Universidade do Minho).
partilhar

bibliografia

ordenação
X
recomendar
Fernando Parente
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.
A sua identificação:
A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:
X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
ficha.popup.recommend.error.title
X
selecione o livro adotado:
X
Ocorreu um erro!
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.