Wook

Carlos Margaça Veiga

CARLOS MARGAÇA VEIGA é Doutor em História Moderna pela Universidade de Lisboa, grau que obteve com a defesa da tese Poder e Poderes na Crise Sucessória Portuguesa (1578-1581). É académico de número da Academia Portuguesa da História e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro do Rio de Janeiro.
A trajectória da sua investigação tem-se centrado em temáticas relacionadas com o ocaso da dinastia de Avis e o governo dos Áustrias de Espanha em Portugal, também conhecido por Época Filipina. Neste âmbito, entre outros trabalhos, publicou A Herança Filipina em Portugal, CTT - Correios de Portugal, 2005 (Prémio Calouste Gulbenkian, História da Presença de Portugal no Mundo - Academia Portuguesa da História); «A crise de 1578-1580 e a perda da independência» e «O Governo Filipino (1580-1640)», in História de Portugal, dir. João Medina, 1993, vols. VI e VII; «Entre o rigor do castigo e a magnanimidade da clemência: os perdões concedidos por Filipe II a Portugal» in Mare Liberum, 1995; «Os cerimoniais da morte e aclamação de Filipe I e Filipe II na cidade de Lisboa: a conflitualidade entre o Rei e o Reino», 2004; «Do Rei que morre ao Rei que vive: de D. Manuel ao ocaso da dinastia de Avis - tristeza e júbilo em Viana da Foz do Lima», 2004.

bibliografia

A Perda da Independência

A Perda da Independência

Quidnovi
04-2008
0,00€

Quem comprou este autor também comprou

X
recomendar
Carlos Margaça Veiga
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em 'confirmar'. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este autor:

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
selecione o livro adotado:
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.