Wook

António Nunes da Costa Neves

António Nunes da Costa Neves nasceu a 18 de agosto de 1960 na aldeia de Vila Deanteira, freguesia de S. João de Areias, concelho de Santa Comba Dão.
Licenciou-se em Biologia (Universidade de Coimbra). Participou em exposições colectivas de Artes Plásticas. Fez estudos superiores em Cinema (Escola Superior de Teatro e Cinema – Conservatório Nacional, Lisboa) e em História (Universidade Aberta).
Trabalhos na área de:
- Biologia: "TPA, um éster de forbol promotor do cancro" (1984).
- Artes plásticas (desenho, pintura e escultura): Participação em exposições colectivas em Coimbra, Pombal, S. João de Areias e Tábua, sendo de destacar ter integrado, por convite, a "Exposição comemorativa do Centenário da Exposição Distrital de Coimbra 1884-1984". Honraram-no com a sua amizade os artistas Cabral Antunes (Coimbra) e Soares Branco (Lisboa).
- Cinema: Assistente de montagem em "Ínsula" de António Loja Neves e colaboração nos filmes "Xavier" de Manuel Mozos e "Coitado do Jorge" de Jorge Silva Melo. Autor do blogue "António Reis - Vida e obra do grande cineasta António Reis (1927-1991)".
- História: "Reflexões à volta de O Feiticeiro de S. João de Areias" (1988 a 1994); "Inventário do Arquivo Paroquial de S. João de Areias" (1999); "Igreja Matriz e Capelas da freguesia de S. João de Areias" (1999 a 2002); "A Igreja da Misericórdia da Guarda – à luz de documentos inéditos" (2001); "Origem de Santa Comba e de Santa Comba Dão" (2013); "António Augusto dos Santos: fundador da Filarmónica de S. João de Areias" (2016); "S. João de Areias: 20 anos de elevação a vila" (2017); "Constelação Silva Carvalho" (2018); "Pelourinho Manuelino de S. João de Areias" (ficção, 2018); "Francisco Beirão e Sara Beirão: pai e filha (Ideais Republicanos e Luta pelos Direitos da Mulher) (2019)"; "José da Silva Carvalho: descendente de humildes lavradores?" (2019) e "Vestígios arqueológicos e o povoamento da freguesia de S. João de Areias" (2014 e 2019).
Em 1979 foi o responsável pela ideia e um dos dirigentes das "Comemorações do Bicentenário do Nascimento de José da Silva Carvalho", que culminou na inauguração do busto e do jardim dedicado a este estadista na sua terra natal, Vila Deanteira. Idealizou e guiou as "Visitas Culturais – Pelos caminhos do Património de S. João de Areias": cinco passeios diferentes realizados pelo património natural, arqueológico, religioso, civil e humano da freguesia. Entre 2018-2020 coordena as "Comemorações de Homenagem a José da Silva Carvalho e ao Bicentenário da Revolução Liberal de 1820", nomeadamente os colóquios de junho e outubro de 2019 e a edição de um livro sobre Silva Carvalho em Banda Desenhada.
Em 2017 foi um dos fundadores da Associação de Estudos do Baixo Dão.

bibliografia

S. João de Areias

S. João de Areias

Edições Esgotadas
07-2020
0,00€
X
recomendar
António Nunes da Costa Neves
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em 'confirmar'. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este autor:

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
selecione o livro adotado:
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.