Yoga do riso: um remédio natural para o corpo e mente

O truque está em deixar de procurar a felicidade e aprender a cultivar a alegria.
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Capa do livro Yoga do Riso, de Madan Kataria
O objetivo do yoga do riso é promover laços entre as pessoas sem que existam quaisquer julgamentos. O sorriso é a primeira linguagem não-verbal que aprendemos e é um recurso muito eficaz para melhorar o estado de espírito dos que nos rodeiam. É um método seguro de nos relacionarmos com desconhecidos e tem o poder de ligar pessoas, independentemente das diferenças entre as várias culturas e países. Sorrir tem também um impacto direto no nosso estado de espírito. A mente é muito complexa, mas o corpo é mais fácil de compreender, por isso, alterar o nosso comportamento pode transformar os nossos pensamentos. Verificamos isto ao observar o comportamento de pessoas tristes e deprimidas: a sua linguagem corporal será semelhante ao estado de espírito, menos efusiva e mais arrastada. Se conseguirmos forçar o corpo a alterar a sua postura, teremos um efeito positivo para a mente. O yoga do riso cria um estado mental positivo e promove uma atitude de esperança, mais otimista, já que o riso liberta endorfinas e serotonina, que gera no corpo efeitos de alívio da dor e na mente uma sensação de bem-estar.
Madan Kataria, autor do livro Yoga do Riso, testou nele próprio esta transformação após um período de depressão.
O médico indiano é considerado um dos maiores mestres na terapia do riso a nível mundial e o fundador do movimento Yoga do Riso. Criou o primeiro clube do riso em 1995, em Mumbai, com apenas cinco pessoas. Atualmente já conta com milhares de clubes espalhados por mais de cem países.
Rir sem ter quaisquer motivos para o fazer é a filosofia basilar do yoga do riso, o que, para os mais céticos, pode parecer estranho e difícil de concretizar. No entanto, há um conjunto de técnicas que permitem «trabalhar» o riso de forma artificial, como se de um exercício físico se tratasse. Com a prática, ele torna-se involuntário e reflexivo. No livro, há um conjunto de exercícios, conselhos e dicas que vão ajudar o leitor a melhorar a sua capacidade de rir. E ainda testemunhos de quem já deixou o riso consciente alterar a sua forma de viver.
«RIR É O MELHOR REMÉDIO»
Há muito que o riso é encarado como um método preventivo e com valor terapêutico. Pode ajudar a reduzir as prescrições médicas porque fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de desenvolvimento de doenças relacionadas com o stress.
OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO RISO:
  • - Fortalecimento dos sistemas respiratório, digestivo e imunitário;
  • - Alívio da dor e redução do stress;
  • - Prevenção contra doenças como diabetes, artrite ou enxaquecas.


À medida que nos tornamos adultos, deixamos de saber rir. Para qualquer criança, o riso é incondicional. Riem-se porque lhes apetece e porque são seres intrinsecamente divertidos. À medida que envelhecemos, impomo-nos condições que limitam o riso.

Uma criança ri até cerca de 400 vezes por dia, mas os adultos fazem-no apenas cerca de 15 vezes por dia.

Mas não desanime. É possível reaprender a rir, através do condicionalismo neurológico. Se exercitarmos os músculos do riso, estes irão responder de modo mais espontâneo sempre que nos deparamos com algo que nos diverte. Rir todos os dias é uma prática que exercita os músculos faciais e aumenta tonificação muscular, o que ajuda a manter o sorriso. O truque está em deixar de procurar a felicidade e aprender a cultivar a alegria.
DICAS PRÁTICAS PARA ENCONTRAR O RISO NO QUOTIDIANO:
  • - Rodeie-se de pessoas felizes;
  • - Encontre amigos que o/a fazem rir;
  • - Ria com a família e no local de trabalho;
  • - Participe em atividades divertidas e procure entretenimento relacionado com o humor.


Sabia que pode calcular o seu quociente de riso?

Preencha o questionário que consta nas primeiras páginas do livro (disponíveis como recurso aqui) e identifique o seu quociente de riso. Nas páginas que se seguem descubra também como acrescentar alegria à sua vida e à existência das pessoas à sua volta, praticando os exercícios simples e divertidos propostos pelo guru do riso Madan Kataria.

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