Vaticano: há muitos segredos escondidos neste armário

No Armário do Vaticano
Capa do livro No Armário do Vaticano
Por detrás da rigidez, das aparências e da solenidade há, muitas vezes, alguma coisa escondida.

Frédéric Martel, escritor e jornalista francês, conduziu uma investigação vertiginosa no seio do Vaticano, e ao longo de quatro anos percorreu os corredores ancestrais e sinuosos da sede da Igreja Católica para revelar a sua face oculta: uma vida dupla do Clero, homossexual e radicalmente homofóbico. Um paradoxo estranho, pensarão alguns; a realidade para a maioria dos bispos e cardeais, garante Martel.

No Armário do Vaticano é um «livro explosivo» sobre poder, hipocrisia e homossexualidade publicado em vinte países em simultâneo. E nós abrimos agora essa porta:
«FAÇAM O QUE EU DIGO, NÃO FAÇAM O QUE EU FAÇO»
Vamos aos factos:
Frédéric Martel inquiriu mais de 1500 pessoas em trinta países: entre elas, 41 cardeais, 52 bispos e mosignori, 45 núncios apostólicos e embaixadores estrangeiros e mais de 200 padres e seminaristas.
A maior parte das entrevistas foi gravada ou efetuada na presença de um interlocutor ou tradutor; há cerca de 400 horas de gravações, 80 blocos de notas e várias centenas de fotografias.

Mas Martel não é o primeiro a evocar este fenómeno nem quer com isso julgar os homossexuais, mesmo os que «ainda não saíram do armário». O autor do livro propôs-se a compreender os segredos por detrás da porta e o seu modo de vida coletivo. «O tema é a sociedade íntima dos padres, a sua fragilidade e o seu sofrimento ligado ao celibato forçado, transformados em sistema.»
EXCERTO
«Em Março de 2012, Bento XVI desloca-se ao México e a Cuba. As suas estações no inferno prosseguem: após um inverno marcado por novas revelações sobre a pedofilia, eis uma primavera de escândalos. Nova estação na sua longa via sacra, Joseph Ratzinger vai descobrir em Havana num mundo demoníaco de que não suspeitava, nem sequer em pesadelo. Será no regresso da sua viagem a Cuba que tomará a decisão de se demitir. E eis porquê (...)».

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!