Um (possível) guia para ensinar crianças pequenas a amar...livros!

Cincos pequenos passos, grandes expetativas para miúdos e graúdos.
Livros infantis
Eu gosto de ler, sempre gostei, mas antes de ler eu já brincava com livros. Ou melhor, cometia verdadeiras atrocidades aos livros, daquelas coisas que não se fazem, mesmo, mas fazia. Tudo valia, menos ler, até porque rasgar as folhas e riscar as páginas com a caneta significavam horas de entretenimento para mim, segundo me contam. Assim, só posso concluir que, para uma criança pequena, um livro é, antes de mais, um brinquedo e é um objeto que deve estar por perto desde tenra idade. Pelo que vejo lá em casa, babar livros é espetacular!
PEQUENOS PASSOS, GRANDES EXPETATIVAS PARA MIÚDOS E GRAÚDOS
  • Passo 1: Faça a sua primeira biblioteca, eu já fiz a minha.
  • Passo 2: O livro enquanto brinquedo permite que haja familiaridade e que se crie afeto. Há livros indicados para bebés com caraterísticas próprias: livros pequenos para que consigam pegar com as mãos e com cores vivas para chamarem a atenção.
  • Passo 3: Tornar um livro mágico aos olhos dos mais pequenos é, por exemplo, dar vida às personagens com mudanças de tons de voz para diferenciar as personagens infantis, as bruxas más e os lobos maus enquanto se lê em voz alta. O livro, o momento e a experiência sensorial será inesquecível para o ouvinte e para quem lê, também. Os elementos criativos cativam sempre assim como mostrar as ilustrações. Os sorrisos são garantidos.
  • Passo 4: Eternizar esta afeição enriquecedora pelos livros é um gesto de amor entre pais e filhos, além de significar que passa tempo de qualidade com a criança.
  • Passo 5: Criar rotinas de leitura. Ao deitar, aconchegue-se com o seu pequeno mundo e leia em voz alta. Esteja presente e divirta-se.
Um livro é um mundo de descobertas sem fim, é uma porta aberta para outros mundos. Numa primeira instância está ali, a brincar com o seu bebé, mas é um compromisso de amor para com os laços que vos unem e para com os livros. E se puder, "eduque" pelo exemplo, mas daqui a uns anos falamos, a ver se funciona.


Vanessa Pereira, gestora de conteúdos infantis e juvenis

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!