Regresso às aulas: um guia para descomplicar

Guia para descomplicar o regresso às aulas
Guia para descomplicar o regresso às aulas
Caro leitor,
setembro é mês de voltar às rotinas e, para os miúdos aí de casa, de regresso às aulas. E afinal, quem nunca ficou ansioso com a escola? Aos livros e aos cadernos somam-se, muitas vezes, novos colegas e professores.
E, se não é simples para as crianças, para os pais também não. Assim, decidimos simplificar este início de aulas com um guia prático para que este seja o melhor ano escolar de sempre!
#DICA 1: ORGANIZAR
Segundo Marie Kondo, espaços desarrumados influenciam negativamente a nossa vida. Organize a sua casa, destralhe e tudo fluirá mais facilmente. E se no final de um dia atarefado quiser aproveitar melhor todos os pequenos momentos em família recomendamos a leitura de Pais em Hora de Ponta.
#DICA 2: AS REFEIÇÕES
Se sofre de falta de criatividade no que diz respeito às refeições da família Pequenos-Almoços e Lanches Saudáveis para Crianças pode ser a solução perfeita. Já a nutricionista Ágata Roquette dá-lhe conselhos e dicas infalíveis para a alimentação dos miúdos, mas também pode consultar Joana Roque sobre o que fazer para o jantar.
Prometemos lancheiras bonitas e pratos deliciosos e saudáveis para todos!
DICA 3: DIMINUIR A ANSIEDADE
O primeiro dia de aulas pode ser bastante assustador, mas sabemos que uma história ternurenta pode ajudar a contornar os medos dos mais pequenos (e dos pais!). Sugerimos uma leitura aconchegada de Matilde Vai para o Jardim de Infância, O Primeiro Dia da Pequena Coruja e O Monstro das Cores Vai à Escola.
#DICA 4: SOCORRO: ADOLESCENTES!
Não prometemos milagres, mas temos algumas das respostas que os pais procuram. Em B'teen - É a Vida dos Adolescentes de Hoje, Pedro Strecht explora alguns dos aspetos essenciais da vida dos adolescentes de hoje e em O meu filho fez o quê??? encontrará ideias para melhorar a relação com a escola. Se o(s) seu(s) adolescente(s) o/a deixam com os nervos em franja nada como uma leitura atenta de Educar com mindfulness na Adolescência.
#DICA 5: ATIVIDADES EM CONJUNTO
Harmonia e equilíbrio familiar é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Atividades como meditação e yoga podem ajudar na concentração e na gestão de stress. Eduque pelo exemplo. Descubra Sentados e Atentos: Mindfulness, Ser Maior, Meditação Feliz, Educar com Mindfulness e Adoro Yoga Boa Noite Amigos!. Se nenhuma destas opções for para si, experimente A Terapia do Mar, os benefícios são muitos.
#DICA 6: TENHA SENTIDO DE HUMOR
Que atire a primeira pedra quem nunca inventou uma desculpa esfarrapada para um trabalho de casa que ficou por fazer! Davide Cali recolhe as melhores (e mais imprevisíveis) desculpas num livro ilustrado com muito humor que vai encantar miúdos e graúdos. Se o seu filho está na idade dos porquês e regressa da escola cheio de perguntas este livro tem mais de 100 questões respondidas por personalidades das mais diversas áreas como o chef Gordon Ramsay e o cientista David Attenborough. E não se esqueça que A Brincar Também Se Educa!

Wook está a dar

Subscreva!