Prémio Man Booker: os seis finalistas

Já foi divulgada a lista dos seis candidatos a um dos mais reputados prémios literários, o Man Booker, escolhida pelo painel de cinco jurados: o filósofo Kwame Anthony Appiah (presidente), o escritor Val McDermid, o crítico cultural Leo Robson, a escritora e crítica feminista Jacqueline Rose e a artista e novelista gráfica Leanne Shapton.
Daisy Johnson, a escritora britânica autora de «Everything Under», de apenas 27 anos, é a finalista mais jovem de sempre.
O vencedor será anunciado no dia 16 de outubro e o prémio tem um valor pecuniário de 50 mil libras.
MILKMAN
ANNA BURNS
Uma história de diz-que-disse, rumores, silêncio e surdez intencional, onde a protagonista não quer atrair os olhares para si mesma. Afinal de contas, se for interessante passa a ter atenção e ter atenção pode ser muito perigoso…
THE OVERSTORY
RICHARD POWERS
Um elemento da força aérea que sobrevive a uma queda de um avião. Um artista que herda uma coleção com centenas de anos onde todas as fotos são da mesma árvore. Um estudante universitário que depois de eletrocutar é salvo por seres de ar e luz. Um cientista surdo-mudo que descobre que as árvores conseguem comunicar entre si…
Descubra uma história onde estas e outras pessoas são convocadas pelas árvores para lutarem para salvar os últimos hectares de floresta e parar uma catástrofe iminente.
THE MARS ROOM
RACHEL KUSHNER
Romy Hall. Ex-stripper, agora em prisão perpétua. O seu filho está por conta de uma mãe que ela própria não conhece bem enquanto corta lentamente os laços que tem com o mundo e se habitua à vida dentro da prisão. Mas quando chegam notícias de fora, nasce subitamente uma vontade de existir e de fugir ao seu próprio destino… Um livro provocador que explora as escolhas e repercussões de uma adolescente à margem da sociedade.
WASHINGTON BLACK
ESI EDUGYAN
Washington Black é um rapaz de onze anos e, depois de ter sido selecionado para ser o escravo pessoal dos donos de uma plantação de açúcar, vê-se em perigo de morte. Inspirado numa história real, este é um livro cheio de twists que não o vão deixar parar de ler.
THE LONG TAKE
ROBIN ROBERTSON
A poesia encontra a prosa num livro difícil de classificar, difícil de ler, mas de uma mestria inquestionável. Depois da II Guerra Mundial, um soldado do Canadá com stress pós-traumático vai para os Estados Unidos para começar uma nova vida ou, quem sabe, apenas para se esquecer da antiga. Mas, à medida que entrevista antigos soldados, percebe que os valores americanos pelos quais lutou ficam muito aquém da realidade…
EVERYTHING UNDER
DAISY JOHNSON
Gretel sempre deu muita importância às palavras. Foi criada pela mãe num barco e juntas inventaram uma língua nova. Mesmo sem a ver há 16 anos, e a viver em solidão, uma série de eventos parece ‘insistir’ em manter a memória da sua mãe viva através das palavras que ela inventou, compelindo Gretel a procurar a mãe. Daisy Johnson, a autora de 27 anos, é a nomeada mais jovem de sempre.

Wook está a dar

Subscreva!